Nesses 43 anos de atuação no Brasil, a Fundação Grupo Volkswagen dispõe do propósito de mover pessoas. Movimentos que são capazes de diminuir as distâncias e gerar mudanças, para transformar potencial em realidade. Por meio da educação e da democratização do conhecimento, a instituição tem como objetivo impactar a sociedade positivamente, apoiando projetos conectados às suas duas causas prioritárias: Mobilidade Urbana e Comunidades Sustentáveis e Mobilidade Social e Inclusão. Um trabalho feito em parceria com os setores público e privado e a sociedade civil organizada, que estimula o desenvolvimento sustentável e a promoção da igualdade de oportunidades, respeitando a Missão, a Visão e os Valores da instituição, que representam o legado deixado para as gerações futuras e o País.
Promover transformações positivas que impulsionem melhorias na educação e que mobilizem cidadãos para atuarem como protagonistas do desenvolvimento sustentável de comunidades.
Ser referência de investimento social para o Grupo Volkswagen e a sociedade, consolidando-se como instituição de excelência nas causas da mobilidade urbana e comunidades sustentáveis e da mobilidade social e inclusão.
+ R$ 21,5 milhões em investimento social, recursos provenientes de patrimônio próprio e das marcas parceiras do Grupo Volkswagen
112.927 alunos, educadores e pessoas da comunidade impactadas diretamente
178.858 atendimentos indiretos
5.423 pessoas capacitadas/certificadas pelos projetos da Fundação
10.313 pessoas beneficiadas pelas ações de assistência social da Fundação
67.098 cidadãos impactados pelas ações de mobilidade urbana apoiadas pela Fundação
R$ 170.000,00 doados às vítimas das chuvas na BA, em PE e no RJ
34 organizações e negócios sociais capacitados e acelerados por projetos da Fundação
O público interno da Fundação Grupo Volkswagen é formado por 11 funcionários, dez deles colaboradores permanentes da Volkswagen do Brasil atuando por meio de cessão onerosa e um estagiário. Somados a eles, a instituição conta com cinco membros voluntários do Conselho de Curadores e três do Conselho Fiscal.
Empenhada em refletir o perfil da sociedade brasileira na formação de sua equipe, a Fundação tem seu quadro de colaboradores formado por 55% de mulheres. Cientes da importância de avançar na promoção de outras pautas relacionadas à diversidade, a organização concentrará seus esforços para que, ao longo dos próximos anos, as agendas de gênero, raça e orientação sexual estejam cada vez mais integradas à realidade do seu público interno.