Sobre a Fundação

Apresentação

Nesses 43 anos de atuação no Brasil, a Fundação Grupo Volkswagen dispõe do propósito de mover pessoas. Movimentos que são capazes de diminuir as distâncias e gerar mudanças, para transformar potencial em realidade. Por meio da educação e da democratização do conhecimento, a instituição tem como objetivo impactar a sociedade positivamente, apoiando projetos conectados às suas duas causas prioritárias: Mobilidade Urbana e Comunidades Sustentáveis e Mobilidade Social e Inclusão. Um trabalho feito em parceria com os setores público e privado e a sociedade civil organizada, que estimula o desenvolvimento sustentável e a promoção da igualdade de oportunidades, respeitando a Missão, a Visão e os Valores da instituição, que representam o legado deixado para as gerações futuras e o País.

MISSÃO

Promover transformações positivas que impulsionem melhorias na educação e que mobilizem cidadãos para atuarem como protagonistas do desenvolvimento sustentável de comunidades.

VISÃO

Ser referência de investimento social para o Grupo Volkswagen e a sociedade, consolidando-se como instituição de excelência nas causas da mobilidade urbana e comunidades sustentáveis e da mobilidade social e inclusão.

VALORES

Respeito: para sermos referência de investimento social, trabalhamos com consideração e empatia pelo próximo, pela coletividade e pelo planeta.

Equidade: para defendermos com excelência as causas que abraçamos, lutamos pela igualdade de direitos e oportunidades, valorizando as diferenças humanas.

Inovação: para impulsionarmos transformações dinâmicas e duradouras, inovamos positivamente no presente, contribuindo para criar o futuro.

Movimento: para movermos pessoas pelo conhecimento, atuamos em educação e desenvolvimento de comunidades, incentivando atitudes protagonistas para o bem comum.

Linha do Tempo

1979
Início das atividades da Fundação Volkswagen, com foco no atendimento educacional a funcionários da Volkswagen do Brasil e seus familiares.
1979
1983
Conclusão do Programa de Bolsas de Estudo a filhos de funcionários, que beneficiou 28.300 alunos.
1983
1999
Formação da última turma de Ensino Fundamental da Escola Volkswagen, administrada pela Fundação.
1999
2001
Ampliação da atuação da Fundação Volkswagen para englobar toda a sociedade civil com suas iniciativas e projetos.
2001
Início do projeto Costurando o Futuro.
Relançamento do projeto Brincar.
2018
Reestruturação da Fundação e de seus projetos e definição das causas de atuação: mobilidade urbana, mobilidade social e inclusão de pessoas com deficiência.

Lançamento do site oficial da Fundação.
2018
Lançamento dos projetos Carretas do Conhecimento e Cidadania em Movimento.

1ª edição do Prêmio Fundação Volkswagen.
Alteração no nome de Fundação Volkswagen para Fundação Grupo Volkswagen.

Prêmio Zero Project, na Áustria, pelo projeto Brincar.
2021
Lançamento do Programa de Voluntariado Corporativo e do Programa de Embaixadores.
2021
Reorganização da estratégia da Fundação Grupo Volkswagen

Lançamento dos editais ImpactaMOB, Tração e Fundo Solidário

Lançamento do Vídeo Institucional da Fundação Lançamento do E-commerce da Fundação

Destaques em 2022

+ R$ 21,5 milhões em investimento social, recursos provenientes de patrimônio próprio e das marcas parceiras do Grupo Volkswagen

112.927 alunos, educadores e pessoas da comunidade impactadas diretamente

178.858 atendimentos indiretos

5.423 pessoas capacitadas/certificadas pelos projetos da Fundação

10.313 pessoas beneficiadas pelas ações de assistência social da Fundação

67.098 cidadãos impactados pelas ações de mobilidade urbana apoiadas pela Fundação

R$ 170.000,00 doados às vítimas das chuvas na BA, em PE e no RJ

34 organizações e negócios sociais capacitados e acelerados por projetos da Fundação

Perfil dos Colaboradores

O público interno da Fundação Grupo Volkswagen é formado por 11 funcionários, dez deles colaboradores permanentes da Volkswagen do Brasil atuando por meio de cessão onerosa e um estagiário. Somados a eles, a instituição conta com cinco membros voluntários do Conselho de Curadores e três do Conselho Fiscal.

GÊNERO

41 a 50

51 a 60
ANOS

Empenhada em refletir o perfil da sociedade brasileira na formação de sua equipe, a Fundação tem seu quadro de colaboradores formado por 55% de mulheres. Cientes da importância de avançar na promoção de outras pautas relacionadas à diversidade, a organização concentrará seus esforços para que, ao longo dos próximos anos, as agendas de gênero, raça e orientação sexual estejam cada vez mais integradas à realidade do seu público interno.