A Fundação Grupo Volkswagen tem compromisso com a transparência de seus dados e de suas ações, e utiliza as melhores práticas de governança corporativa como alicerce de sua atuação.
A Fundação Grupo Volkswagen adere ao Código de Conduta do Grupo Volkswagen, que estabelece diretrizes éticas e de integridade para todas as suas áreas de atuação e relacionamentos. O Código de Conduta é uma referência fundamental para o trabalho diário da Fundação e é atualizado conforme regulamentos internos e externos. Sua conformidade é fiscalizada internamente pela Volkswagen do Brasil e por áreas responsáveis pela aprovação.
Confira a estrutura do Conselho de Curadores, do Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva da Fundação em 31 de dezembro de 2022:
Volkswagen do Brasil
Volkswagen do Brasil
Volkswagen do Brasil
Volkswagen Financial Services
Volkswagen do Brasil
¹ A seleção e nomeação do Conselho de Curadores é realizada pela Volkswagen do Brasil e do Conselho Fiscal é realizada pelo Conselho de Curadores por atribuição estatutária
²A função do Conselho de Curadores é de cunho deliberativo e não de atuação profissional. O presidente da Fundação é VP de RH da Volkswagen do Brasil. O Maior executivo da Fundação é o Diretor de Administração e Relações Institucionais.
Volkswagen Financial Services
Volkswagen do Brasil
Volkswagen do Brasil
Volkswagen do Brasil
Volkswagen do Brasil
Volkswagen do Brasil
Volkswagen do Brasil
Em 2022, a Fundação manteve investimentos em renda variável até meados de fevereiro, quando encerrou integralmente sua posição nessa estratégia. A saída se deu em um bom momento, pois o Ibovespa viria a enfrentar uma série de quedas a partir do mês de abril. Após o resgate na posição de renda variável, a carteira ficou 100% alocada em renda fixa, sendo aproximadamente 85% em títulos pós-fixados e 15% em pré-fixados, o que também se mostrou uma alocação interessante, uma vez que a Fundação foi capaz de aproveitar o momento de subida da taxa básica de juros no decorrer do ano. O resultado excedeu as expectativas, atingindo um retorno nominal de 15,37%, equivalente a 124% do CDI no período.
Ao longo do ano, a Fundação geriu cerca de R$ 15 milhões a partir de projetos feitos via co-funding com outras empresas do Grupo Volkswagen, em parcerias realizadas de forma estratégica e sinérgica. Em sua plataforma de doação, ao longo de 2022, a Fundação recebeu R$ 13.915,66, arrecadados e doados por público tanto interno quanto externo. A plataforma foi criada em 2021 – inicialmente voltada para o público interno, como colaboradores do Grupo Volkswagen – e, em 2022, foi aberta para o público externo, que também pode contribuir para os projetos e, assim, se sentir parte integrante da transformação social que a Fundação promove.
*Os montantes de 2018 e 2019 também incluem valores investidos via aportes do BNDES em projetos em que a Fundação fez o gerenciamento técnico, como contrapartida social a empréstimos contraídos pela Volkswagen do Brasil.
*Os valores informados estão arredondados. Para consultar os valores da íntegra, visite a área de Transparência no portal da FGVW.
A Fundação preza pela transparência financeira e apresenta anualmente todos os investimentos e gastos executados em detalhes. Abaixo seguem os valores investidos em projetos, o histórico do fundo patrimonial e os custos gerais realizados ao longo do ano. A demonstração financeira detalhada pode ser acessada no documento integral do Relatório de Atividades.