Governança e Transparência

A Fundação Grupo Volkswagen tem compromisso com a transparência de seus dados e de suas ações, e utiliza as melhores práticas de governança corporativa como alicerce de sua atuação.

Ética e Integridade

A Fundação Grupo Volkswagen adere ao Código de Conduta do Grupo Volkswagen, que estabelece diretrizes éticas e de integridade para todas as suas áreas de atuação e relacionamentos. O Código de Conduta é uma referência fundamental para o trabalho diário da Fundação e é atualizado conforme regulamentos internos e externos. Sua conformidade é fiscalizada internamente pela Volkswagen do Brasil e por áreas responsáveis pela aprovação.

Código de Conduta do
Grupo Volkswagen

Além disso, a Fundação possui outras políticas, como o Estatuto Social, que contribuem para garantir a conformidade com as orientações do Grupo. Todos os custos e prestação de contas são devidamente acompanhados, baseados no orçamento aprovado.

Gestão da Fundação Grupo Volkswagen

Confira a estrutura do Conselho de Curadores, do Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva da Fundação em 31 de dezembro de 2022:

Conselho de Curadores:¹

Douglas Pereira²

Marcio Chelles

Vice-Presidente

Marcelo Quio

Rodrigo Capuruço

Volkswagen Financial Services

Silene Chiconimi

Conselheira

Volkswagen do Brasil

¹ A seleção e nomeação do Conselho de Curadores é realizada pela Volkswagen do Brasil e do Conselho Fiscal é realizada pelo Conselho de Curadores por atribuição estatutária

²A função do Conselho de Curadores é de cunho deliberativo e não de atuação profissional. O presidente da Fundação é VP de RH da Volkswagen do Brasil. O Maior executivo da Fundação é o Diretor de Administração e Relações Institucionais.

Conselho Fiscal

Luis Fabiano Alves Penteado

Volkswagen Financial Services

Edvaldo Picolo

Claudio Herbert Naumann

Diretoria Executiva

Henrique Mendes de Araújo

Superintendente

Thiago Santucci de Almeida

Diretor de Finanças

Vitor Hugo Silva Neia

Diretor de Administração e Relações Institucionais

Ricardo Kronemberger

Diretor de Controladoria e Contabilidade

Gestão Financeira

Em 2022, a Fundação manteve investimentos em renda variável até meados de fevereiro, quando encerrou integralmente sua posição nessa estratégia. A saída se deu em um bom momento, pois o Ibovespa viria a enfrentar uma série de quedas a partir do mês de abril. Após o resgate na posição de renda variável, a carteira ficou 100% alocada em renda fixa, sendo aproximadamente 85% em títulos pós-fixados e 15% em pré-fixados, o que também se mostrou uma alocação interessante, uma vez que a Fundação foi capaz de aproveitar o momento de subida da taxa básica de juros no decorrer do ano. O resultado excedeu as expectativas, atingindo um retorno nominal de 15,37%, equivalente a 124% do CDI no período.

Ao longo do ano, a Fundação geriu cerca de R$ 15 milhões a partir de projetos feitos via co-funding com outras empresas do Grupo Volkswagen, em parcerias realizadas de forma estratégica e sinérgica. Em sua plataforma de doação, ao longo de 2022, a Fundação recebeu R$ 13.915,66, arrecadados e doados por público tanto interno quanto externo. A plataforma foi criada em 2021 – inicialmente voltada para o público interno, como colaboradores do Grupo Volkswagen – e, em 2022, foi aberta para o público externo, que também pode contribuir para os projetos e, assim, se sentir parte integrante da transformação social que a Fundação promove.

INVESTIMENTOS PRÓPRIOS EM PROJETOS (EM R$ MILHÕES)

*Os montantes de 2018 e 2019 também incluem valores investidos via aportes do BNDES em projetos em que a Fundação fez o gerenciamento técnico, como contrapartida social a empréstimos contraídos pela Volkswagen do Brasil.

FUNDO PATRIMONIAL

*Os valores informados estão arredondados. Para consultar os valores da íntegra, visite a área de Transparência no portal da FGVW.

Demonstrações Financeiras

A Fundação preza pela transparência financeira e apresenta anualmente todos os investimentos e gastos executados em detalhes. Abaixo seguem os valores investidos em projetos, o histórico do fundo patrimonial e os custos gerais realizados ao longo do ano. A demonstração financeira detalhada pode ser acessada no documento integral do Relatório de Atividades.

Demonstrações Financeiras

Clique aqui e acesse