Relatório de Atividades 2022

Atuação e Projetos

Projetos

Em 2022, a Fundação Grupo Volkswagen revisitou e atualizou sua estratégia de atuação para o triênio de 2022 a 2024, definindo duas causas prioritárias de atuação: Mobilidade Urbana e Comunidades Sustentáveis e Mobilidade Social e Inclusão.

Dessa forma, a organização reforça seu compromisso em promover e estimular o debate acerca da mobilidade por meio de seus projetos, com o objetivo de atenuar desigualdades sociais e possibilitar que pessoas circulem pela cidade de maneira eficiente e sustentável, facilitando o acesso a oportunidades de emprego, educação, serviços de saúde e muito mais.

Em paralelo, os projetos via co-funding se consolidaram, em uma aproximação cada vez mais sinérgica com as empresas do Grupo.

Mobilidade Urbana e
Comunidades Sustentáveis

A Fundação Grupo Volkswagen tem como objetivo incentivar o engajamento da comunidade na construção ativa das cidades que todos desejam e precisam, prezando pela acessibilidade, desenvolvimento sustentável, inclusão social, segurança viária, cidadania, eficiência na circulação pela cidade, sempre dando destaque ao papel do ser humano no debate sobre mobilidade. 

- Energias limpas e alternativas para os meios - de transporte urbanos
- Incentivo à inovação e à tecnologia em mobilidade urbana
- Espaços públicos mais verdes, acessíveis, inclusivos e acolhedores
- Incentivo à mobilidade ativa

Cidadania em Movimento

Voltado à educação para a mobilidade urbana, o Cidadania em Movimento tem como objetivo capacitar educadores para formar crianças e jovens que possam colaborar com a construção de uma sociedade mais sustentável.

Em 2022, as temáticas dos cursos foram:

Meios de Transporte e desenvolvimento histórico, conexão entre lugares e particularidades de cada um

Clique para saber mais

Soluções inovadoras para um problema urbano: Mobilidade

Clique para saber mais

Sustentabilidade no transporte: políticas de gestão e de redução de impacto no meio ambiente

Clique para saber mais

Mobilidade e Cidadania: uma abordagem interdisciplinar com metodologias ativas

Clique para saber mais

Os educadores também têm acesso à Nova Escola Box, espaço virtual que oferece conteúdos sobre mobilidade para professores de anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Nele, estão sugestões de iniciativas práticas de ações que podem ser usadas em sala de aula, trazendo reflexões sobre empatia, coletividade e cidadania.

NOVA ESCOLA BOX

Conheça a iniciativa

Principais resultados:

+ 34 mil pessoas impactadas
pelos conteúdos educativos da plataforma Cidadania em Movimento

+ 57 mil visualizações no site

+ 3 milhões de pessoas impactadas pelas divulgações dos cursos

555 certificados emitidos nos cursos online com a Nova Escola

Mobilidade em Transformação: pessoas que movem cidades

O Mobilidade em Transformação é um curso de formação 100% online, que apresenta conceitos e ferramentas para aprimorar a atuação dos participantes como agentes transformadores da mobilidade, a partir de questões e desafios encontrados em seu próprio entorno. Em 2022, a iniciativa se desenvolveu em duas frentes de trabalho: o lançamento de uma nova turma e apoio à realização de um dos projetos desenvolvidos ao longo do curso realizado em 2021.

Principais resultados:

92 cidades de 18 estados e Distrito Federal impactados, nas cinco regiões do país

205 inscritos no curso Mobilidade em Transformação

46 projetos finais apresentados

61 cursistas certificados

65% dos inscritos identificados com o gênero feminino, um aumento de 19% em relação à edição anterior

Tradução em libras, em tempo real, das mentorias e revisão da linguagem do curso para que ele se torne cada vez mais inclusivo

ImpactaMOB: Inovação Aberta em Mobilidade Urbana

O ImpactaMOB é uma plataforma de inovação aberta, que tem como objetivo buscar soluções inovadoras para os desafios relacionados à mobilidade por meio da colaboração de startups. Em um processo que envolve aceleração, investimento e acompanhamento, a Fundação Grupo Volkswagen oferece às startups selecionadas a oportunidade de desenvolvimento e validação de produtos ou serviços que possam resolver um problema social relacionado à mobilidade urbana, melhorando a qualidade de vida de pessoas e criando cidades mais inteligentes e inclusivas.

Em 2022, três negócios foram escolhidos para receber um investimento de até até R$75 mil para o desenvolvimento da solução em seus campos de atuação.

Gopass

Empresa de carros por aplicativo, com foco no atendimento a crianças, mulheres, idosos e pessoas com deficiência. Realizam treinamentos com os motoristas de forma a garantir um atendimento seguro e voltado ao conforto do passageiro.

Ecomilhas

App em que os usuários registram seus trajetos diários, em modais urbanos alternativos, ganhando “Ecomilhas” pela economia de carbono gerada. Com elas, podem obter cashbacks e benefícios com as empresas compradoras dos créditos de carbono.

naPorta

Empresa de logística last mile, que leva encomendas de grandes varejistas até a porta de moradores de comunidades não atendidas por serviços de entrega tradicionais. Além disso, promove a criação de CEPs Virtuais, dando endereço às moradias dessas regiões.

Principais resultados:

118 negócios mapeados

13% de crescimento no faturamento do Ecomilhas

80% de crescimento em beneficiários e 325% em tamanho de equipe da naPorta

1.730 Moradores da Favela dos Sonhos beneficiados com o mapeamento do CEP Digital

63 Passageiros idosos que realizaram corridas com a GoPass

Prêmio de Excelência em Pesquisa em Mobilidade Urbana Sustentável - CAPES & Fundação Grupo Volkswagen.

Iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Prêmio visa reconhecer e valorizar a produção acadêmica brasileira por meio do fomento da discussão acerca da mobilidade urbana, possibilitando a aproximação da academia com os negócios do Grupo Volkswagen e terceiro setor.

Saiba mais sobre os três
artigos premiados

Em sua primeira edição, a iniciativa premiou, com R$ 25 mil cada, três artigos em três categorias: Mobilidade Urbana Sustentável sob a Ótica de Veículos Leves; Mobilidade Urbana Sustentável sob a Ótica de Veículos Pesados (Caminhões e Ônibus); Modelos Sustentáveis de Negócio Conectados a Melhorias na Mobilidade Urbana.

Mobilidade Social e Inclusão

A Fundação Grupo Volkswagen tem como objetivo promover a mobilidade social e reduzir as desigualdades sociais no país. A organização enfatiza a importância da mobilidade como uma ferramenta de justiça social, permitindo acesso a serviços públicos e promovendo a inclusão social. A instituição trabalha para fortalecer comunidades, investindo em formação profissional, empregabilidade e empreendedorismo, com foco em grupos vulneráveis. Além disso, apoia projetos de educação inclusiva e valoriza a diversidade como estratégia para promover uma sociedade mais justa, onde todos possam prosperar e contribuir para o bem-estar coletivo, independentemente de sua condição social.

- Educação profissional e para o mundo do trabalho
- Inclusão produtiva, empregabilidade e geração de renda
- Educação inclusiva e práticas pedagógicas acessíveis e inclusivas
- Assistência e proteção social para pessoas em situação de acentuada vulnerabilidade

Carretas do Conhecimento

O projeto oferece cursos de qualificação profissional 100% gratuitos com o objetivo de levar conhecimento e incentivar a profissionalização e a geração de renda de pessoas em vulnerabilidade socioeconômica. As aulas são ministradas em “escolas sobre rodas”, caminhões com carretas adaptadas para salas de aula, com toda infraestrutura e equipamentos necessários.

Em 2022, com o retorno das atividades presenciais, a iniciativa, que estava sendo realizada de maneira virtual, voltou a ser ofertada dentro das carretas. Por serem salas de aula itinerantes, as carretas possibilitam que os cursistas tenham fácil acesso às aulas, possibilitando que o projeto circule por várias cidades, podendo atingir um número maior de pessoas. Os caminhões percorrem os municípios dos estados de São Paulo e Paraná e, desde 2021, chegaram à região de Resende, no Rio de Janeiro.

Principais resultados:

São Paulo

53 turmas gratuitas realizadas

2.280 horas de formação

454 cursistas formados

15 municípios atendidos: Americana, Araraquara, Caçapava, Diadema, Matão, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José dos Campos, São Paulo, São Sebastião, Sumaré, Taubaté e Vinhedo

Resende - RJ

16 turmas gratuitas realizadas

8 cursos

820 horas de formação

158 cursistas formados

*As informações sobre o Carretas do Conhecimento Paraná encontram-se na seção "Co-funding e Incentivo Fiscal"

Costurando o Futuro

Promover o empoderamento e a autonomia por meio da capacitação de profissionais de costura é o que inspira o projeto Costurando o Futuro. Os participantes recebem qualificação técnica em costura e formações voltadas ao planejamento de negócios como vendas, marketing, atuação em rede, entre outras ferramentas. A matéria-prima vem, em sua maioria, da doação de tecidos automotivos pelo Grupo Volkswagen e seus fornecedores, que passam por um processo de upcycling, transformando resíduos em novas peças e colaborando com a economia circular.

Conheça a Loja Fundação Grupo Volkswagen e as linhas de produtos Costurando o Futuro

Em 2022, o projeto contou com a curadoria e participação do estilista Walter Rodrigues, reconhecido como um dos nomes mais importantes do cenário de moda nacional e internacional. Além dele, a designer uruguaia Agustina Comas ministrou módulos de formação em upcycling.  Outro destaque foi a participação do artista contemporâneo Renato Dib, que ofereceu mentorias focadas no desenvolvimento do autoconhecimento, autoimagem e confiança junto aos participantes, preparando-os não somente para a indústria da moda, mas também para enfrentar os desafios do mundo profissional.

Em 2022, a Fundação lançou seu e-commerce, que disponibiliza para venda peças produzidas por artesãs que já passaram por inúmeras formações oferecidas pelo Costurando o Futuro, incentivando o consumo consciente e apoiando a continuidade do projeto.

Principais resultados:

104 cursistas formados

1.005 beneficiários indiretos

16 municípios atendidos em São Paulo

255 horas de atividades executadas

39 horas de atividades com Agustina Comas

Projeto Brincar

A proposta do projeto Brincar é utilizar a brincadeira como ferramenta pedagógica de aprendizado durante a Educação Infantil, promovendo a inclusão de todas as crianças, sejam elas com ou sem deficiência. Em parceria com a ONG Mais Diferenças e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP), ele também promove ações como assessoria à gestão escolar, formação de educadores, acompanhamento e produção de recursos pedagógicos acessíveis e ações de mobilização junto às comunidades escolares

Principais resultados:

3.935 profissionais alcançados - aumento de 33,75% em comparação ao ano anterior

98,25% educadoras se identificaram como mulheres, e, 50,53% se declararam negras ou pardas

109.478 beneficiários indiretos, sendo 87.171 crianças com ou sem deficiência

1.681 Unidades Escolares alcançadas, sendo que 71% delas possuem crianças com deficiência matriculadas

Tração -Edital para Impulsionamento para Organizações Sociais

O Edital Tração, em parceria com o CIEDS, visa fortalecer organizações sociais por meio do aprimoramento da gestão, estruturação operacional e ampliação do impacto social.

Em sua primeira etapa, realizada em 2022, 28 organizações participaram de um programa de formação abordando temas como gestão financeira, captação de recursos e marketing. As organizações criaram planos de desenvolvimento organizacional e 14 foram selecionadas para a segunda etapa, recebendo apoio financeiro e mentorias individuais da Fundação Grupo Volkswagen.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer o terceiro setor, promovendo o desenvolvimento social comunitário e melhorando os processos internos, operacionais e de governança para aumentar o impacto social nas comunidades.

Principais resultados:

74 Organizações da Sociedade Civil inscritas no edital

12.874 pessoas beneficiadas indiretamente

40 horas de formação online

3 encontros integrados realizados

63 participantes certificados

95% dos participantes informaram que o projeto contribuiu para o desenvolvimento de novas habilidades

47,6% das organizações participantes conseguiram desenvolver alguma parceria a partir de estímulos do projeto

Prêmio Fundação Grupo Volkswagen

O Prêmio Fundação Grupo Volkswagen, em parceria com a Yunus Negócios Sociais, é um edital nacional que visa fortalecer organizações sem fins lucrativos. Na segunda edição, três projetos foram selecionados para um processo de aceleração conduzido pela Fundação e pela Yunus. Durante a aceleração, os representantes dos projetos tiveram encontros com colaboradores do Grupo Volkswagen, que compartilharam conhecimentos e experiências. Ao final, os projetos concorreram a um aporte financeiro de R$ 100 mil.

Em 2022, os projetos selecionados receberam acompanhamento para auxiliar na implementação dos recursos e fortalecer sua atuação nos territórios em que atuam, buscando potencializar seus impactos positivos na sociedade.

Ações Pontuais

Ao longo de 2022, a Fundação Grupo Volkswagen reforçou seu compromisso social por meio de campanhas de apoio às comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Além do trabalho contínuo em outras áreas, a instituição reconhece a importância de direcionar recursos a ações pontuais, que visam a responder a situações emergenciais. Confira a seguir algumas iniciativas realizadas:

Mc Dia Feliz

A Fundação Grupo Volkswagen adquiriu 3.000 tíquetes do Instituto Ayrton Senna para a troca por sanduíches Big Mac, que foram distribuídos gratuitamente a organizações sociais atendendo pessoas vulneráveis nos territórios onde a Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Volkswagen Financial Services estão presentes. As doações abrangeram diversas comunidades em Resende, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José dos Pinhais, São Paulo e Vinhedo.

Apoio às vítimas das tragédias climáticas

Em 2022, a Fundação se uniu às empresas do Grupo Volkswagen e a instituições sociais parceiras para apoiar a mobilização em prol das milhares de famílias atingidas pelas tragédias climáticas na Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e na cidade de Petrópolis, localizada no Rio de Janeiro. Ao todo, R$ 170 mil em doações financeiras foram destinados à compra de alimentos, roupas e itens de higiene e limpeza, por exemplo, reforçando a importância de empresas e organizações se unirem para apoiar comunidades em momentos de adversidade.

Nem 1 pra Trás

Pelo quarto ano consecutivo, a Fundação Grupo Volkswagen participou de uma mobilização nacional pelo Dia da Educação, juntamente com várias organizações da sociedade civil. A ação, promovida pela Fundação Roberto Marinho, teve como objetivo apoiar estudantes, famílias e educadores diante dos desafios do cenário escolar pós-pandemia. Uma página especial foi criada com materiais, informações e sugestões de atividades, buscando engajar e envolver os participantes. A iniciativa visou fornecer recursos e orientações para auxiliar na adaptação à nova realidade educacional, levando em consideração os impactos da pandemia.

Mundo Pixar

Em celebração ao Mês das Crianças, a Fundação Grupo Volkswagen, em parceria com as áreas de Marketing, Comunicação, Recursos Humanos e Responsabilidade Social da Volkswagen do Brasil, levou 40 crianças atendidas pela ONG Padre Leo Commissari, de São Bernardo do Campo, para conhecerem a Mundo Pixar, a maior exposição com personagens Pixar do mundo.

Campanha VW Solidária

Em parceria com a área de Responsabilidade Social da Volkswagen do Brasil, a Fundação Grupo Volkswagen realizou arrecadações de doações em datas estratégicas, como Páscoa, Inverno, Dia das Crianças e Natal.

No Dia das Crianças, as plantas da Volkswagen do Brasil e da Volkswagen Caminhões e Ônibus em Resende arrecadaram brinquedos, doces, chocolates, mochilas e materiais escolares, enquanto a Fundação contribuiu com 1 tonelada de leite em pó.

As doações foram destinadas a organizações sociais nas comunidades próximas. Colaboradores da planta Anchieta da Volkswagen do Brasil também contribuíram com a produção de kits especiais para o Dia das Crianças, que foram doados a duas organizações sociais parceiras. Em Taubaté, o Projeto Hapet recebeu mais de 400 brinquedos, kits com mochilas e materiais escolares, além de guloseimas arrecadadas durante a campanha.

Campanha Natal Solidário

No mês de dezembro, a Fundação Grupo Volkswagen mobilizou colaboradores do Grupo Volkswagen para a doação de cartões-alimentação a famílias em situação de vulnerabilidade social. Ao todo, 1.736 famílias foram beneficiadas com cartões carregados com R$ 150,00. Além da colaboração voluntária, a Fundação destinou recursos próprios para a realização da campanha.  

Iniciativas integradas ao Grupo Volkswagen

Programa de Voluntariado

Iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com as plantas da Volkswagen do Brasil, o Programa de Voluntariado Corporativo realizou, ao longo de 2022, ações presenciais em comunidades de São José dos Pinhais, São Carlos, Taubaté e São Bernardo do Campo, além de iniciativas em Resende com voluntários do consórcio modular da Volkswagen Caminhões e Ônibus e em São Paulo com voluntários da Volkswagen Financial Services.

162 colaboradores envolvidos

580 horas de atividade

34 encontros online do Carretas do Conhecimento

6 ações presenciais de voluntariado corporativo

2.236 pessoas beneficiadas

Co-funding e Incentivo Fiscal

Na Fundação, as parcerias em formato de co-funding ocorrem quando a entidade se associa às empresas do Grupo Volkswagen para que, juntas, trabalhem de forma estratégica e sinérgica em um mesmo projeto. Nesse sentido, a Fundação compartilha seu conhecimento técnico e seus recursos humanos para coordenar iniciativas de responsabilidade social financiadas pelas empresas do Grupo. Somente em 2022, R$ 15,21 milhões foram destinados a essas iniciativas.

No Paraná, em parceria com a Volkswagen do Brasil e o SENAI-PR, a Fundação realizou o programa Carretas de Conhecimento, formando 1.607 alunos em diversos cursos técnicos. Além disso, a Fundação gerenciou investimentos em duas obras no Hospital do Trabalhador em Curitiba, sendo a ampliação do heliponto e a reforma do subsolo do Anexo da Mulher para abrigar o Banco de Leite Humano da instituição, totalizando R$ 9,23 milhões. Essas ações foram possíveis graças ao incentivo fiscal do Programa Paraná Competitivo.

Comunicação da Fundação Grupo Volkswagen

Com o objetivo de tornar a Fundação Grupo Volkswagen cada vez mais conhecida e envolver os colaboradores do Grupo Volkswagen e a sociedade, foram desenvolvidas e implementadas diversas ações de comunicação ao longo do ano de 2022. Essas ações evidenciam o compromisso da instituição em promover transparência, engajamento e a divulgação de suas iniciativas, compartilhando informações importantes e estimulando que pessoas e instituições se envolvam cada vez mais em ações sociais significativas.

Projeto corporativo de embaixadores da Fundação Grupo Volkswagen

Com o objetivo de compartilhar informações sobre a Fundação Grupo Volkswagen e o terceiro setor, promover intercâmbios, aproximar e engajar os colaboradores do Grupo Volkswagen, o Programa de Embaixadores alcançou mais de 100 participantes em seu segundo ano de desde sua criação.

Entre as ações realizadas em 2022, os Embaixadores foram convidados a participar do 2º encontro virtual que reuniu colaboradores das empresas Volkswagen do Brasil, o webinar, intitulado “Mobilidade Ativa nas Cidades”, uma oportunidade para os Embaixadores se aproximarem ainda mais das causas defendidas e promovidas pela Fundação.

Podcast Vida em Movimento

A Fundação Grupo Volkswagen lançou, em 2022, a terceira temporada do podcast Vida em Movimento. Em conversas de aproximadamente 20 minutos, o programa convida especialistas para falarem sobre temas relacionados às causas defendidas e promovidas pela Fundação, incentivando os ouvintes a se engajarem em prol de causas sociais.

Lançamento do vídeo Institucional

A Fundação Grupo Volkswagen lançou, em 2022, seu novo vídeo institucional, com base no propósito “Conhecimento move pessoas”. Por meio de histórias transformadoras de três personagens beneficiadas por seus projetos, o vídeo retrata as causas de atuação da Fundação – Mobilidade Urbana e Comunidades Sustentáveis, e Mobilidade Social e Inclusão. A produção visa ampliar o conhecimento do público geral acerca da atuação da Fundação e trazer visibilidade aos projetos realizados ao redor do país.

Canais de Comunicação

Fundação Grupo Volkswagen

Alinhamento com os ODS

Todos os projetos da Fundação Grupo Volkswagen estão conectados à Agenda 2030 da ONU e possuem indicadores de monitoramento próprios, que se relacionam com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para acessar o detalhamento sobre os impactos positivos gerados em cada ODS pelas iniciativas da FGVW, clique no link abaixo.

Relatório de Atividades 2022

Acesse nossas redes sociais

Relatório de Atividades 2022