Em 2022, a Fundação Grupo Volkswagen revisitou e atualizou sua estratégia de atuação para o triênio de 2022 a 2024, definindo duas causas prioritárias de atuação: Mobilidade Urbana e Comunidades Sustentáveis e Mobilidade Social e Inclusão.
Dessa forma, a organização reforça seu compromisso em promover e estimular o debate acerca da mobilidade por meio de seus projetos, com o objetivo de atenuar desigualdades sociais e possibilitar que pessoas circulem pela cidade de maneira eficiente e sustentável, facilitando o acesso a oportunidades de emprego, educação, serviços de saúde e muito mais.
Em paralelo, os projetos via co-funding se consolidaram, em uma aproximação cada vez mais sinérgica com as empresas do Grupo.
A Fundação Grupo Volkswagen tem como objetivo incentivar o engajamento da comunidade na construção ativa das cidades que todos desejam e precisam, prezando pela acessibilidade, desenvolvimento sustentável, inclusão social, segurança viária, cidadania, eficiência na circulação pela cidade, sempre dando destaque ao papel do ser humano no debate sobre mobilidade.
Voltado à educação para a mobilidade urbana, o Cidadania em Movimento tem como objetivo capacitar educadores para formar crianças e jovens que possam colaborar com a construção de uma sociedade mais sustentável.
Em 2022, as temáticas dos cursos foram:
Os educadores também têm acesso à Nova Escola Box, espaço virtual que oferece conteúdos sobre mobilidade para professores de anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Nele, estão sugestões de iniciativas práticas de ações que podem ser usadas em sala de aula, trazendo reflexões sobre empatia, coletividade e cidadania.
O Mobilidade em Transformação é um curso de formação 100% online, que apresenta conceitos e ferramentas para aprimorar a atuação dos participantes como agentes transformadores da mobilidade, a partir de questões e desafios encontrados em seu próprio entorno. Em 2022, a iniciativa se desenvolveu em duas frentes de trabalho: o lançamento de uma nova turma e apoio à realização de um dos projetos desenvolvidos ao longo do curso realizado em 2021.
O ImpactaMOB é uma plataforma de inovação aberta, que tem como objetivo buscar soluções inovadoras para os desafios relacionados à mobilidade por meio da colaboração de startups. Em um processo que envolve aceleração, investimento e acompanhamento, a Fundação Grupo Volkswagen oferece às startups selecionadas a oportunidade de desenvolvimento e validação de produtos ou serviços que possam resolver um problema social relacionado à mobilidade urbana, melhorando a qualidade de vida de pessoas e criando cidades mais inteligentes e inclusivas.
Em 2022, três negócios foram escolhidos para receber um investimento de até até R$75 mil para o desenvolvimento da solução em seus campos de atuação.
Empresa de carros por aplicativo, com foco no atendimento a crianças, mulheres, idosos e pessoas com deficiência. Realizam treinamentos com os motoristas de forma a garantir um atendimento seguro e voltado ao conforto do passageiro.
App em que os usuários registram seus trajetos diários, em modais urbanos alternativos, ganhando “Ecomilhas” pela economia de carbono gerada. Com elas, podem obter cashbacks e benefícios com as empresas compradoras dos créditos de carbono.
Empresa de logística last mile, que leva encomendas de grandes varejistas até a porta de moradores de comunidades não atendidas por serviços de entrega tradicionais. Além disso, promove a criação de CEPs Virtuais, dando endereço às moradias dessas regiões.
Iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Prêmio visa reconhecer e valorizar a produção acadêmica brasileira por meio do fomento da discussão acerca da mobilidade urbana, possibilitando a aproximação da academia com os negócios do Grupo Volkswagen e terceiro setor.
Em sua primeira edição, a iniciativa premiou, com R$ 25 mil cada, três artigos em três categorias: Mobilidade Urbana Sustentável sob a Ótica de Veículos Leves; Mobilidade Urbana Sustentável sob a Ótica de Veículos Pesados (Caminhões e Ônibus); Modelos Sustentáveis de Negócio Conectados a Melhorias na Mobilidade Urbana.
A Fundação Grupo Volkswagen tem como objetivo promover a mobilidade social e reduzir as desigualdades sociais no país. A organização enfatiza a importância da mobilidade como uma ferramenta de justiça social, permitindo acesso a serviços públicos e promovendo a inclusão social. A instituição trabalha para fortalecer comunidades, investindo em formação profissional, empregabilidade e empreendedorismo, com foco em grupos vulneráveis. Além disso, apoia projetos de educação inclusiva e valoriza a diversidade como estratégia para promover uma sociedade mais justa, onde todos possam prosperar e contribuir para o bem-estar coletivo, independentemente de sua condição social.
O projeto oferece cursos de qualificação profissional 100% gratuitos com o objetivo de levar conhecimento e incentivar a profissionalização e a geração de renda de pessoas em vulnerabilidade socioeconômica. As aulas são ministradas em “escolas sobre rodas”, caminhões com carretas adaptadas para salas de aula, com toda infraestrutura e equipamentos necessários.
Em 2022, com o retorno das atividades presenciais, a iniciativa, que estava sendo realizada de maneira virtual, voltou a ser ofertada dentro das carretas. Por serem salas de aula itinerantes, as carretas possibilitam que os cursistas tenham fácil acesso às aulas, possibilitando que o projeto circule por várias cidades, podendo atingir um número maior de pessoas. Os caminhões percorrem os municípios dos estados de São Paulo e Paraná e, desde 2021, chegaram à região de Resende, no Rio de Janeiro.
Promover o empoderamento e a autonomia por meio da capacitação de profissionais de costura é o que inspira o projeto Costurando o Futuro. Os participantes recebem qualificação técnica em costura e formações voltadas ao planejamento de negócios como vendas, marketing, atuação em rede, entre outras ferramentas. A matéria-prima vem, em sua maioria, da doação de tecidos automotivos pelo Grupo Volkswagen e seus fornecedores, que passam por um processo de upcycling, transformando resíduos em novas peças e colaborando com a economia circular.
Em 2022, o projeto contou com a curadoria e participação do estilista Walter Rodrigues, reconhecido como um dos nomes mais importantes do cenário de moda nacional e internacional. Além dele, a designer uruguaia Agustina Comas ministrou módulos de formação em upcycling. Outro destaque foi a participação do artista contemporâneo Renato Dib, que ofereceu mentorias focadas no desenvolvimento do autoconhecimento, autoimagem e confiança junto aos participantes, preparando-os não somente para a indústria da moda, mas também para enfrentar os desafios do mundo profissional.
Em 2022, a Fundação lançou seu e-commerce, que disponibiliza para venda peças produzidas por artesãs que já passaram por inúmeras formações oferecidas pelo Costurando o Futuro, incentivando o consumo consciente e apoiando a continuidade do projeto.
A proposta do projeto Brincar é utilizar a brincadeira como ferramenta pedagógica de aprendizado durante a Educação Infantil, promovendo a inclusão de todas as crianças, sejam elas com ou sem deficiência. Em parceria com a ONG Mais Diferenças e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP), ele também promove ações como assessoria à gestão escolar, formação de educadores, acompanhamento e produção de recursos pedagógicos acessíveis e ações de mobilização junto às comunidades escolares
O Edital Tração, em parceria com o CIEDS, visa fortalecer organizações sociais por meio do aprimoramento da gestão, estruturação operacional e ampliação do impacto social.
Em sua primeira etapa, realizada em 2022, 28 organizações participaram de um programa de formação abordando temas como gestão financeira, captação de recursos e marketing. As organizações criaram planos de desenvolvimento organizacional e 14 foram selecionadas para a segunda etapa, recebendo apoio financeiro e mentorias individuais da Fundação Grupo Volkswagen.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer o terceiro setor, promovendo o desenvolvimento social comunitário e melhorando os processos internos, operacionais e de governança para aumentar o impacto social nas comunidades.
O Prêmio Fundação Grupo Volkswagen, em parceria com a Yunus Negócios Sociais, é um edital nacional que visa fortalecer organizações sem fins lucrativos. Na segunda edição, três projetos foram selecionados para um processo de aceleração conduzido pela Fundação e pela Yunus. Durante a aceleração, os representantes dos projetos tiveram encontros com colaboradores do Grupo Volkswagen, que compartilharam conhecimentos e experiências. Ao final, os projetos concorreram a um aporte financeiro de R$ 100 mil.
Em 2022, os projetos selecionados receberam acompanhamento para auxiliar na implementação dos recursos e fortalecer sua atuação nos territórios em que atuam, buscando potencializar seus impactos positivos na sociedade.
Ao longo de 2022, a Fundação Grupo Volkswagen reforçou seu compromisso social por meio de campanhas de apoio às comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Além do trabalho contínuo em outras áreas, a instituição reconhece a importância de direcionar recursos a ações pontuais, que visam a responder a situações emergenciais. Confira a seguir algumas iniciativas realizadas:
A Fundação Grupo Volkswagen adquiriu 3.000 tíquetes do Instituto Ayrton Senna para a troca por sanduíches Big Mac, que foram distribuídos gratuitamente a organizações sociais atendendo pessoas vulneráveis nos territórios onde a Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Volkswagen Financial Services estão presentes. As doações abrangeram diversas comunidades em Resende, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José dos Pinhais, São Paulo e Vinhedo.
Em 2022, a Fundação se uniu às empresas do Grupo Volkswagen e a instituições sociais parceiras para apoiar a mobilização em prol das milhares de famílias atingidas pelas tragédias climáticas na Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e na cidade de Petrópolis, localizada no Rio de Janeiro. Ao todo, R$ 170 mil em doações financeiras foram destinados à compra de alimentos, roupas e itens de higiene e limpeza, por exemplo, reforçando a importância de empresas e organizações se unirem para apoiar comunidades em momentos de adversidade.
Pelo quarto ano consecutivo, a Fundação Grupo Volkswagen participou de uma mobilização nacional pelo Dia da Educação, juntamente com várias organizações da sociedade civil. A ação, promovida pela Fundação Roberto Marinho, teve como objetivo apoiar estudantes, famílias e educadores diante dos desafios do cenário escolar pós-pandemia. Uma página especial foi criada com materiais, informações e sugestões de atividades, buscando engajar e envolver os participantes. A iniciativa visou fornecer recursos e orientações para auxiliar na adaptação à nova realidade educacional, levando em consideração os impactos da pandemia.
Em celebração ao Mês das Crianças, a Fundação Grupo Volkswagen, em parceria com as áreas de Marketing, Comunicação, Recursos Humanos e Responsabilidade Social da Volkswagen do Brasil, levou 40 crianças atendidas pela ONG Padre Leo Commissari, de São Bernardo do Campo, para conhecerem a Mundo Pixar, a maior exposição com personagens Pixar do mundo.
Em parceria com a área de Responsabilidade Social da Volkswagen do Brasil, a Fundação Grupo Volkswagen realizou arrecadações de doações em datas estratégicas, como Páscoa, Inverno, Dia das Crianças e Natal.
No Dia das Crianças, as plantas da Volkswagen do Brasil e da Volkswagen Caminhões e Ônibus em Resende arrecadaram brinquedos, doces, chocolates, mochilas e materiais escolares, enquanto a Fundação contribuiu com 1 tonelada de leite em pó.
As doações foram destinadas a organizações sociais nas comunidades próximas. Colaboradores da planta Anchieta da Volkswagen do Brasil também contribuíram com a produção de kits especiais para o Dia das Crianças, que foram doados a duas organizações sociais parceiras. Em Taubaté, o Projeto Hapet recebeu mais de 400 brinquedos, kits com mochilas e materiais escolares, além de guloseimas arrecadadas durante a campanha.
No mês de dezembro, a Fundação Grupo Volkswagen mobilizou colaboradores do Grupo Volkswagen para a doação de cartões-alimentação a famílias em situação de vulnerabilidade social. Ao todo, 1.736 famílias foram beneficiadas com cartões carregados com R$ 150,00. Além da colaboração voluntária, a Fundação destinou recursos próprios para a realização da campanha.
Iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com as plantas da Volkswagen do Brasil, o Programa de Voluntariado Corporativo realizou, ao longo de 2022, ações presenciais em comunidades de São José dos Pinhais, São Carlos, Taubaté e São Bernardo do Campo, além de iniciativas em Resende com voluntários do consórcio modular da Volkswagen Caminhões e Ônibus e em São Paulo com voluntários da Volkswagen Financial Services.
Na Fundação, as parcerias em formato de co-funding ocorrem quando a entidade se associa às empresas do Grupo Volkswagen para que, juntas, trabalhem de forma estratégica e sinérgica em um mesmo projeto. Nesse sentido, a Fundação compartilha seu conhecimento técnico e seus recursos humanos para coordenar iniciativas de responsabilidade social financiadas pelas empresas do Grupo. Somente em 2022, R$ 15,21 milhões foram destinados a essas iniciativas.
No Paraná, em parceria com a Volkswagen do Brasil e o SENAI-PR, a Fundação realizou o programa Carretas de Conhecimento, formando 1.607 alunos em diversos cursos técnicos. Além disso, a Fundação gerenciou investimentos em duas obras no Hospital do Trabalhador em Curitiba, sendo a ampliação do heliponto e a reforma do subsolo do Anexo da Mulher para abrigar o Banco de Leite Humano da instituição, totalizando R$ 9,23 milhões. Essas ações foram possíveis graças ao incentivo fiscal do Programa Paraná Competitivo.
Com o objetivo de tornar a Fundação Grupo Volkswagen cada vez mais conhecida e envolver os colaboradores do Grupo Volkswagen e a sociedade, foram desenvolvidas e implementadas diversas ações de comunicação ao longo do ano de 2022. Essas ações evidenciam o compromisso da instituição em promover transparência, engajamento e a divulgação de suas iniciativas, compartilhando informações importantes e estimulando que pessoas e instituições se envolvam cada vez mais em ações sociais significativas.
Com o objetivo de compartilhar informações sobre a Fundação Grupo Volkswagen e o terceiro setor, promover intercâmbios, aproximar e engajar os colaboradores do Grupo Volkswagen, o Programa de Embaixadores alcançou mais de 100 participantes em seu segundo ano de desde sua criação.
Entre as ações realizadas em 2022, os Embaixadores foram convidados a participar do 2º encontro virtual que reuniu colaboradores das empresas Volkswagen do Brasil, o webinar, intitulado “Mobilidade Ativa nas Cidades”, uma oportunidade para os Embaixadores se aproximarem ainda mais das causas defendidas e promovidas pela Fundação.
A Fundação Grupo Volkswagen lançou, em 2022, a terceira temporada do podcast Vida em Movimento. Em conversas de aproximadamente 20 minutos, o programa convida especialistas para falarem sobre temas relacionados às causas defendidas e promovidas pela Fundação, incentivando os ouvintes a se engajarem em prol de causas sociais.
A Fundação Grupo Volkswagen lançou, em 2022, seu novo vídeo institucional, com base no propósito “Conhecimento move pessoas”. Por meio de histórias transformadoras de três personagens beneficiadas por seus projetos, o vídeo retrata as causas de atuação da Fundação – Mobilidade Urbana e Comunidades Sustentáveis, e Mobilidade Social e Inclusão. A produção visa ampliar o conhecimento do público geral acerca da atuação da Fundação e trazer visibilidade aos projetos realizados ao redor do país.