Carta da Presidência

Na Fundação Grupo Volkswagen, acreditamos que a união é essencial para provocar transformações duradouras, que contribuam para a construção do futuro com o qual sonhamos e para o qual trabalhamos. Em tudo que fazemos, almejamos colaborar com a consolidação de uma sociedade mais sustentável, igualitária, justa e que respeite e abrace as diferenças. Junto de nossos beneficiários, parceiros, comunidades, organizações da sociedade civil, academia, poder público e das marcas do Grupo Volkswagen no Brasil, estamos empenhados em gerar impacto social positivo, valorizando o diálogo e a cooperação.

Em 2022, a Fundação administrou mais de R$ 21,5 milhões em investimento social, recursos provenientes de seu próprio patrimônio e da gestão de parcerias com o Grupo Volkswagen. Esses recursos se traduziram em mais de 112 mil brasileiras e brasileiros beneficiados diretamente por iniciativas realizadas em duas causas prioritárias: Mobilidade Urbana e Comunidades Sustentáveis e Mobilidade Social e Inclusão. Essas causas orientam nossas ações para o triênio 2022–2024 e foram definidas após a revisão de nossa matriz de materialidade, permitindo uma atuação ainda mais assertiva e eficaz.

Entendemos que a mobilidade desempenha um papel crucial para garantir o acesso equitativo a oportunidades e direitos, possibilitando a redução das desigualdades sociais a partir de educação, emprego, lazer e transporte, por exemplo. Para isso, investimos em programas e projetos de qualificação profissional e geração de renda, incentivo ao empreendedorismo e a negócios de impacto social, melhorias de espaços públicos, educação inclusiva, formação de educadores e de gestores públicos, fomento à pesquisa acadêmica, apoio técnico e financeiro a organizações da sociedade civil e ações de assistência e proteção social.

Ao mesmo tempo, em 2022, ampliamos nossas parcerias com as marcas do Grupo Volkswagen no país, participando da gestão de projetos e iniciativas de investimento social, especialmente aquelas realizadas via mecanismos de incentivo fiscal. Além disso, impulsionamos a mobilização dos colaboradores em nosso Programa de Voluntariado Corporativo, dando oportunidades para que se aproximassem das comunidades do entorno e para que fossem realizadas ações conjuntas nas frentes de diversidade, equidade e inclusão.

Sem descuidar do aprimoramento de nossas práticas de governança, planejamento e gestão, seguimos dedicados a promover o desenvolvimento sustentável, fomentar a inovação e colaborar ativamente com a sociedade, transformando e sendo transformados, sempre em busca de um impacto social positivo e de longo prazo. Nas próximas páginas, convidamos você a mergulhar em nossa jornada do último ano e a fazer parte de uma história que já movimentou a vida de mais de 3 milhões de pessoas desde 1979.

Estamos só no começo!

Boa leitura!