Sobre a Fundação

brasileiros impactados entre os
anos de 2019 e 2021

+ de R$13 milhões

investidos em projetos e ações socioeducacionais
entre os anos de 2019 e 2021

Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen atua com o propósito de mover pessoas pelo conhecimento, tendo como fio condutor a educação e o desenvolvimento de comunidades. Para isso, entre os anos de 2019 e 2021, a Fundação abraçou projetos e iniciativas relacionadas a três causas prioritárias: mobilidade urbana, mobilidade social e inclusão de pessoas com deficiência. A Fundação também atua com as outras empresas do Grupo, que têm como marcas principais: Volkswagen Passenger Cars, Audi, SEAT, Cupra, ŠKODA, Bentley, Lamborghini, Porsche, Ducati e Volkswagen Commercial Vehicles. Esta parceria entre as empresas amplia as oportunidades de gerar impacto positivo na sociedade e permite o apoio técnico da Fundação em algumas ações de responsabilidade social viabilizadas com recursos dessas empresas. Seu objetivo é aplicar e disseminar conhecimento em ações realizadas por meio de parcerias com os setores público, privado e a sociedade civil organizada, sempre respeitando a missão, a visão e os valores da instituição.

Promover transformações positivas que impulsionem melhorias na educação e que mobilizem cidadãos para atuarem como protagonistas do desenvolvimento de comunidades.

Ser referência de investimento social para o Grupo Volkswagen e a sociedade, consolidando-se como instituição de excelência nas causas da mobilidade urbana, mobilidade social e inclusão de pessoas com deficiência.

Para sermos referência de investimento social, trabalhamos com consideração e empatia pelo próximo, pela coletividade e pelo planeta.

Para defendermos com excelência as causas que abraçamos, lutamos pela igualdade de direitos e oportunidades, valorizando as diferenças humanas.

Para impulsionarmos transformações dinâmicas e duradouras, inovamos positivamente no presente, contribuindo para criar o futuro.

Para movermos pessoas pelo conhecimento, atuamos em educação e desenvolvimento de comunidades, incentivando atitudes protagonistas para o bem comum.

Perfil dos colaboradores

Além dos oito membros voluntários do Conselho de Curadores e três do Conselho Fiscal, a Fundação Grupo Volkswagen conta com onze funcionários², sendo colaboradores da Volkswagen do Brasil que atuam por meio de cessão onerosa na entidade.

² Houve um desligamento em dezembro, referente à vaga do estagiário e, como a coleta de dados foi feita no início de 2022, o perfil do quadro de colaboradores contabiliza apenas 11 respondentes.

GÊNERO

HOMENS

MULHERES

RAÇA

BRANCOS

NEGRO
PARDO OU PRETO

ORIENTAÇÃO SEXUAL

HETEROSSEXUAIS

HOMOSSEXUAIS

ESCOLARIDADE

COM ENSINO SUPERIOR COMPLETO

COM ESPECIALIZAÇÃO COMPLETA

COM MESTRADO

FAIXA ETÁRIA

21 a 30

31 a 40

41 a 50

51 a 60
ANOS

A Fundação está empenhada em construir um quadro de colaboradores que reflita o perfil da sociedade brasileira. Os passos dados até aqui são motivo de orgulho, mas ainda há muitos desafios pela frente. Atualmente, 56% do quadro é composto por mulheres, mas o avanço na promoção da diversidade em todas as frentes é fundamental.

Linha do tempo

1979
Início das atividades da Fundação Volkswagen, com foco no atendimento educacional a funcionários da Volkswagen do Brasil e seus familiares.
1979
1983
Conclusão do Programa de Bolsas de Estudo a filhos de funcionários, que beneficiou 28.300 alunos.
1983
1999
Formação da última turma de Ensino Fundamental da Escola Volkswagen, administrada pela Fundação.
1999
2001
Ampliação da atuação da Fundação Volkswagen para englobar toda a sociedade civil com suas iniciativas e projetos.
2001
Início do projeto Costurando o Futuro.
Relançamento do projeto Brincar.
2018
Reestruturação da Fundação e de seus projetos e definição das causas de atuação: mobilidade urbana, mobilidade social e inclusão de pessoas com deficiência.

Lançamento do site oficial da Fundação.
2018
Lançamento dos projetos Carretas do Conhecimento e Cidadania em Movimento.

1ª edição do Prêmio Fundação Volkswagen.
Alteração no nome de Fundação Volkswagen para Fundação Grupo Volkswagen.

Prêmio Zero Project, na Áustria, pelo projeto Brincar.
2021
Lançamento do Programa de Voluntariado Corporativo e do Programa de Embaixadores.
2021

Destaques de 2021

Presença em todas as regiões brasileiras com atividades online e presenciais

Menção honrosa na categoria de Responsabilidade Social no XIV Prêmio AEA de Meio Ambiente 2021, pelo projeto Costurando o Futuro