Mensagem da Liderança

Mensagem da Liderança

A Fundação Somos Nós

A Fundação Grupo Volkswagen é uma das principais protagonistas da agenda de responsabilidade social dentro do Grupo Volkswagen junto às comunidades e à sociedade brasileira. Em 2021, essa vocação ganhou contornos ainda mais relevantes, à medida que ampliamos esforços conjuntos e potencializamos nosso impacto positivo. No ano, a Fundação gerenciou mais de R$ 8,5 milhões em investimento social, recursos provenientes de seu próprio patrimônio e das marcas parceiras do Grupo Volkswagen. Esse montante significou, na prática, mais de 90 mil cidadãs e cidadãos beneficiados direta e indiretamente, em todas as regiões do país.

Infelizmente, o período continuou a ser profundamente marcado pela pandemia da COVID-19 e suas consequências sanitárias, sociais e econômicas. Diante desse contexto de adversidade, a Fundação expandiu sua atuação, respondendo às acentuadas demandas que emergiram desse cenário desafiador. Com iniciativas voltadas à educação e ao desenvolvimento de comunidades, em três causas prioritárias (mobilidade urbana, mobilidade social e inclusão de pessoas com deficiência), a Fundação Grupo Volkswagen investiu em programas e projetos de qualificação profissional, formação de educadores e gestores públicos, incentivo ao empreendedorismo, educação inclusiva para pessoas com deficiência, além de apoio técnico e financeiro a organizações da sociedade civil e ações de assistência e proteção social. Acreditamos que o êxito de uma instituição que, em 42 anos de história, já moveu pelo conhecimento vidas de mais de 3 milhões de brasileiros só é possível graças à união, à colaboração e à escuta de todos os stakeholders: da liderança aos colaboradores do nosso Grupo; das organizações da sociedade civil aos nossos parceiros públicos e, principalmente, nossos beneficiários. São essas vivências diversas, essas visões de mundo e experiências complementares, que alavancam o impacto social positivo que tanto buscamos.

Douglas A. Pereira

Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Grupo Volkswagen e Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região SAM¹

¹Região que abrange 29 países da América do Sul, Central e Caribe.

2021: Um Ano de Reestruturação e Planejamento

O grande patrimônio da nossa organização é a transformação e o impacto que promovemos na sociedade. Por esse motivo, diante de um ano ainda muito afetado pela pandemia, precisamos ajustar um pouco o planejamento da Fundação para atender às necessidades que se apresentaram com o agravamento da desigualdade social. Por meio de parcerias com outras instituições, a FGVW contribuiu com ações de proteção social como a doação de mais de 20 toneladas de alimentos e de 450 cartões-alimentação, que beneficiaram 225 famílias em situação de vulnerabilidade.

O período também foi marcado pelo início de uma nova estratégia. Optamos por nos tornar parceiros institucionais de organizações cujas atuações conversam com o fio condutor da Fundação: a educação. Em 2021, o Instituto Ayrton Senna, a ONG Todos pela Educação e o Instituto Rodrigo Mendes, organizações que já trabalhavam conosco e que recebiam recursos para projetos específicos, passaram a receber um valor anual para apoiar seus projetos.

Uma grande conquista foi a nossa aproximação com as empresas do Grupo Volkswagen via projetos de co-funding, ampliando significativamente o alcance da instituição. Em 2021, realizamos a segunda edição do Prêmio Fundação Grupo Volkswagen, um eixo importante para gerar parcerias autossustentáveis. Outro marco importante foi a elaboração de um novo estudo de materialidade para o triênio 2022-2024, cujo objetivo é contribuir com iniciativas cada vez mais alinhadas ao nosso DNA e que sejam efetivas para os nossos stakeholders.

Por fim, com o objetivo de ampliar o engajamento dos colaboradores do Grupo às atividades e aos projetos da Fundação, criamos o Programa de Voluntariado, o Programa de Embaixadores e o Programa de Doação “Apoie uma causa”. A ideia por trás dessas iniciativas é trazer uma nova perspectiva para 2022, colocando o público interno no centro de nossas ações, fortalecendo ainda mais nossa atuação.

Henrique Mendes de Araújo

Diretor e Superintendente

Vitor Hugo Neia

Diretor de Administração e
Relações Institucionais

Acesse nossas redes sociais