Relatório de Atividades

Relatório de
Atividades 2021

Apresentação

O Relatório de Atividades da Fundação Grupo Volkswagen chega a sua 4º edição. A retrospectiva do ano de 2021 destaca os principais resultados da atuação da entidade de 1º de janeiro a 31 de dezembro.

Esta publicação tem como objetivo comunicar, de forma transparente, a atuação da Fundação, sua estrutura, seu modelo de gestão, os resultados obtidos no período de 2021 e os impactos no atingimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O Relatório tem, também, o papel de não só prestar contas aos stakeholders da Fundação com relação aos projetos e investimentos, mas especialmente de ser uma ferramenta que possibilite verificar a atuação de forma a ajustar rotas, com o objetivo de impactar positivamente cada vez mais pessoas dentro de sua área de atuação.

Sobre o Relatório

O Relatório de Atividades está dividido em seis capítulos que apresentam a Fundação, seus projetos e ações realizados em torno das causas defendidas por ela: mobilidade urbana, mobilidade social e inclusão de pessoas com deficiência; além de demonstrar como sua operação é realizada por meio dos critérios estabelecidos por sua Governança Corporativa.

Temas Materiais

A documentação dos dados está baseada nas diretrizes do GRI (Global Reporting Initiative), sendo que, desde 2021, sua publicação é como um relatório GRI Referenciado. Esse material faz referência às seguintes normas: GRI 101 – Fundamentos, 2016 (uso dos princípios de definição de conteúdo e de qualidade do conteúdo); e GRI 102 – Conteúdos Gerais 2016.

Para sua redação foram consultados documentos e artigos sobre as atividades realizadas ao longo do ano, além de entrevistas feitas com alguns membros da Diretoria que passaram informações estratégicas sobre os desafios e oportunidades da Fundação ao longo de 2021 e expectativas para 2022.

Todas as informações e os indicadores respondidos que constituem o conteúdo do Relatório obedecem aos resultados da primeira versão da matriz de materialidade, que tem 2021 como último ano de vigência e é demonstrada a seguir:

O estudo foi realizado por meio de um processo de escuta com os públicos de interesse. Ao todo, foram consultadas 321 pessoas. Após consolidação das informações, foram gerados 11 temas materiais e 17 causas preliminares. Posteriormente, com a ponderação das Diretorias Executivas e dos Conselhos, optou-se pela definição das três causas de atuação já mencionadas e dos seis primeiros temas que constam na matriz:

• Engajamento social e formação de líderes
  • Comunicação institucional e visibilidade
  • Equilíbrio econômico e gestão dos recursos financeiros
  • Mensuração de impactos dos projetos
  • Governança e Transparência
  • Alinhamento temático com o negócio da marca

Neste documento, você encontra uma versão resumida do Relatório de Atividades de 2021. Para acessar o Relatório na íntegra, com o detalhamento dos compromissos e resultados da FGVW, clique no link abaixo.

Acessibilidade

O Relatório da Fundação Grupo Volkswagen possui as ferramentas de acessibilidade com base nos padrões das principais normativas globais de acessibilidade digital. Ao clicar no ícone da cadeira de rodas que aparece no canto superior esquerdo da homepage, o usuário poderá customizar o site de acordo com as suas necessidades.

Acesse nossas redes sociais