Com a continuidade da pandemia, em 2021, a Fundação Grupo Volkswagen redefiniu sua estratégia de atuação e incluiu iniciativas de assistência e proteção social como prioridades com o intuito de apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade.
Os projetos via co-funding também avançaram: foram cinco projetos realizados em parceria, representando um investimento de mais de R$ 5 milhões no último ano. Os recursos foram provenientes das marcas do Grupo Volkswagen (diretamente ou via incentivos fiscais) para a realização de ações sociais e educacionais gerenciadas pela Fundação.
Embora ainda muito influenciados pela pandemia, os projetos já consolidados da Fundação, que atuam frente às três causas defendidas por ela: mobilidade social, mobilidade urbana e inclusão de pessoas com deficiência, seguiram suas agendas.
A Fundação trabalha para transformar as cidades em espaços mais inclusivos, seguros, democráticos e sustentáveis, incentivando o protagonismo comunitário e a mobilidade ativa. Em 2021, dois projetos representaram essa causa: Cidadania em Movimento e Mobilidade em Transformação.
Como forma de apoiar o “Maio Amarelo”, um movimento que propõe atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo, a Fundação publicou o e-book Mobilidade urbana na escola: por que esse tema não deve ficar parado?, em parceria com a organização Carona a Pé.
ACESSE AQUI O E-BOOKLançado em 2019, o objetivo do projeto é capacitar educadores para formar crianças e jovens que possam colaborar na construção de uma sociedade mais sustentável por meio da mobilidade urbana. Para isso, foram oferecidos cursos gratuitos em formato online na plataforma Cidadania em Movimento – ensinando jovens, formando cidadãos.
Em 2021, as temáticas dos cursos foram:
Meios de transporte e desenvolvimento histórico, conexão entre lugares e particularidades de cada um
CLIQUE AQUI E ACESSE O CURSOSoluções inovadoras para um problema urbano: mobilidade
CLIQUE AQUI E ACESSE O CURSOSustentabilidade no transporte: políticas de gestão e redução de impacto no meio ambiente
CLIQUE AQUI E ACESSE O CURSOMobilidade e cidadania: uma abordagem interdisciplinar com metodologias ativas
CLIQUE AQUI E ACESSE O CURSONo período, também foi lançado o Nova Escola Box, que consiste em materiais com sugestões de práticas para a sala de aula, onde são tratados tópicos como: a mobilidade a partir dos caminhos indígenas; inovações em mobilidade urbana; e os benefícios e desafios do carro elétrico. A proposta é que o conteúdo permita que os professores e alunos se aprofundem na temática através de um plano de aula e atividades para fazer em sala.
CLIQUE AQUI E ACESSE A PLATAFORMAO projeto objetivou apresentar conceitos e ferramentas para aprimorar a atuação de educadores e profissionais de órgãos públicos como agentes transformadores da mobilidade a partir de questões e desafios encontrados em seu próprio entorno. O curso tem duração de 12 semanas e é oferecido em formato online focado no estado de São Paulo.
As videoaulas contaram com edição, legendagem e tradução em Libras.
A Fundação atua em projetos que fomentam o desenvolvimento sustentável em territórios e comunidades com o objetivo de empoderar pessoas em situação de vulnerabilidade, bem como oferecer capacitação com foco em geração de renda e equidade de oportunidades. Os projetos Costurando o Futuro e Carretas do Conhecimento foram criados para contribuir com a transformação de um cenário de desigualdade e falta de acesso à educação enfrentada no Brasil.
Promover o empoderamento e a autonomia por meio da capacitação de profissionais de costura é o que inspira o projeto Costurando o Futuro, um dos mais longevos da Fundação. Os participantes recebem qualificação técnica em costura e formações voltadas ao planejamento de negócios, como vendas, marketing e atuação em rede, entre outras ferramentas.
Outra característica do projeto é que a matéria-prima vem, em sua maioria, da doação de tecidos automotivos pelo Grupo Volkswagen e seus fornecedores. Dessa forma, o que antes era resíduo, agora passa por um processo de upcycling e é transformado em novos produtos, colaborando com a economia circular.
A partir do segundo semestre de 2021, o projeto recebeu um importante parceiro, o SENAI-SP, e as aulas passaram a ter formato híbrido.
Foto aérea do painel exposto na área externa do prédio da fábrica da Volkswagen do Brasil, em SBC.
Entre as doações de tecido feitas para o projeto, destaca-se a lona do painel exposto na fábrica da Volkswagen Anchieta, com 163 metros de comprimento por 19,90 metros de altura, o maior da América Latina. Com ela, as costureiras criaram mochilas, estojos, bolsas e outros produtos que são vendidos no e-commerce do projeto.
CLIQUE AQUI E ACESSE O E-COMMERCECom mais de 3.700 alunos formados, a iniciativa oferece cursos gratuitos de qualificação profissional com o intuito de levar conhecimento e incentivar a profissionalização e a geração de renda de pessoas em vulnerabilidade socioeconômica.
As aulas são ministradas em “escolas sobre rodas”, caminhões da Volkswagen com carretas adaptadas para se tornarem salas de aula, com toda infraestrutura e equipamentos necessários. Isso permite que o projeto circule por várias cidades, podendo atingir um número maior de pessoas. Os caminhões percorrem os municípios dos estados de São Paulo e Paraná e, em 2021, chegaram à região de Resende, no Rio de Janeiro. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, o projeto é realizado pela Fundação Grupo Volkswagen em parceria com o SENAI, e no Paraná, em conjunto com a Volkswagen do Brasil, Governo do Estado e SENAI.
A Fundação atua nesta causa com os projetos Brincar e Empreendedorismo para Todos, num esforço conjunto de promover o direito à educação, o acesso a oportunidades e a valorização das diferenças.
Reconhecido internacionalmente em 2020 pelo Zero Project Awards como uma das práticas de educação inclusiva mais inovadoras do mundo, e em 2021, como um dos cinco finalistas do Prêmio de Educação em Direitos Humanos Oscar Arnulfo Romero, ³ a proposta do Brincar é utilizar a brincadeira como ferramenta pedagógica de aprendizado durante a Educação Infantil, promovendo a inclusão de todas as crianças, sejam elas com deficiência ou não. Em parceria com a ONG Mais Diferenças e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, ele também promove ações como assessoria à gestão escolar, formação de educadores, acompanhamento e produção de recursos pedagógicos acessíveis e ações de mobilização junto às comunidades escolares. No período, todas as atividades foram remotas e algumas delas merecem destaque:
³ Iniciativa da Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI) cujo objetivo é promover a conscientização sobre a educação, reconhecendo o trabalho de instituições de ensino e da sociedade civil que tenham tido atuação exemplar na defesa e promoção dos direitos humanos através da educação.
Oficina “Brincando com elementos da natureza”
CLIQUE AQUI E ACESSERoda de conversa: a importância do brincar no desenvolvimento integral das crianças
CLIQUE AQUI E ACESSEOficina “Pílulas do Brincar”: Tecidos brincantes
CLIQUE AQUI E ACESSELive do lançamento do material pedagógico “Brincando juntos: inspirações inclusivas para famílias”
CLIQUE AQUI E ACESSELive “Arte, educação e inclusão: Compartilhando aprendizados do Projeto Brincar 2021”
CLIQUE AQUI E ACESSECom o objetivo de capacitar e empoderar pessoas com deficiência a empreender, a Fundação, em parceria com a ASID Brasil – Ação Social para Igualdade das Diferenças – e com o apoio da SMPED – Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo –, realizou o projeto pontual Empreendedorismo para Todos. Foram oferecidas aulas online para cinco turmas, cuja programação contou com conteúdo sobre empreendedorismo, gestão financeira, processo produtivo e divulgação, entre outros.
A segunda edição do Prêmio Fundação Grupo Volkswagen consolida sua atuação como um dos principais editais nacionais voltados ao fortalecimento de organizações da sociedade civil. Com o objetivo de fomentar projetos de impacto social em todo o Brasil, foram selecionadas duas iniciativas para cada causa defendida pela Fundação.
Os finalistas participaram do Programa de Aceleração online, com aulas de capacitação, mentoria com especialistas, consultoria customizada e incentivo à criação de redes ao longo do período de 12 semanas. Após esse treinamento, os representantes apresentaram seus projetos a uma banca avaliadora formada por colaboradores da Fundação e da Yunus Negócios Sociais e por especialistas nos temas apoiados. Os três vencedores, um para cada causa, receberam uma premiação de R$ 100 mil cada e contarão com o acompanhamento da Yunus ao longo de 2022 para o desenvolvimento dos projetos.
Movimento de Defesa do Favelado (MDF), São Paulo, SP
Escola de Culinária Pimenta do Reino – Cáritas Arquidiocesana de Teresina, Teresina, PI
Associação Desportiva para Deficientes (ADD), São Paulo, SP
Além de continuar apoiando a plataforma Aprendendo Sempre – iniciativa criada por uma coalizão de diversas organizações sociais com o objetivo de oferecer conteúdo para gestores educacionais, professores, famílias e estudantes –, a Fundação também apoiou algumas campanhas de assistência e proteção social, em especial junto a grupos socioeconomicamente mais vulneráveis. Confira abaixo algumas iniciativas realizadas:
Em parceria com o Instituto Gerando Falcões, a Fundação doou 450 cartões-alimentação, no valor de R$ 150,00 cada, para 225 famílias durante dois meses, beneficiando aproximadamente 1.013 pessoas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará e Maranhão.
A Fundação Grupo Volkswagen integra o Gife, que reúne os principais investidores sociais privados do Brasil e fomenta conhecimento e articulações para aperfeiçoar o ambiente político-institucional do investimento social, de forma a ampliar a qualidade, a legitimidade e a relevância de sua atuação.
Iniciativa da Fundação Roberto Marinho e da Rede Globo para combater a evasão escolar por meio de vídeos veiculados em diversas plataformas e nos intervalos da programação da TV Globo e do Canal Futura.
A Fundação adquiriu 1.000 vouchers para a troca por sanduíches Big Mac, distribuídos de forma gratuita para colaboradores do Grupo Volkswagen e para 360 famílias beneficiadas pela Associação Padre Leo Commissari, localizada na comunidade do Montanhão, próxima à fábrica da Volkswagen do Brasil em São Bernardo do Campo.
Projeto da Ação da Cidadania. Em 2021, a Fundação contribuiu com a doação de recursos que possibilitaram a compra de 2 mil cestas básicas, somando 20 toneladas de alimentos que foram distribuídas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Bahia.
Em 2021, a Fundação lançou a etapa-piloto de seu Programa de Voluntariado Corporativo, voltado para colaboradores do Grupo Volkswagen. Ao longo do ano, os voluntários foram convidados a participar do projeto Carretas do Conhecimento, doando seu tempo para compartilhar dicas de carreira e sua trajetória profissional e falar de hard e soft skills para jovens e adultos participantes do projeto. Foram realizadas 19 atividades voluntárias na etapa-piloto do Programa, envolvendo colaboradores da Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Volkswagen Serviços Financeiros.
Uma das partes mais interessantes da experiência do estudante foi o voluntariado. Os voluntários, além de realizarem apresentações lindas e interessantes, fizeram com que os alunos se sentissem à vontade, fazendo diversas perguntas, criando interação, gerando troca de conhecimento. Na minha visão, motivação é um fator poderoso no aprendizado, e o voluntariado, através dos casos reais de sucesso, contribuiu para o aumento da motivação dos alunos.
Na Fundação, as parcerias em formato de co-funding acontecem quando a entidade se une às empresas do Grupo Volkswagen para atuarem de maneira estratégica e sinérgica em um mesmo projeto. Para isso, a Fundação compartilha sua expertise técnica e seus recursos humanos para gerenciar iniciativas de responsabilidade social financiadas pelas marcas do Grupo.
Em 2021 a Fundação gerenciou dois projetos apoiados pela Volkswagen do Brasil e três projetos apoiados pela Porsche Brasil com recursos de incentivos fiscais. Os aportes nos projetos da Porsche Brasil foram feitos em 2019, mas a execução foi postergada para 2021 devido à pandemia.
A primeira atuação em parceria com a Volkswagen do Brasil via co-funding aconteceu com o Carretas do Conhecimento, no Paraná, em 2019. O projeto começou o ano disponibilizando 1.600 vagas e, em outubro, a iniciativa foi ampliada, oferecendo mais de 3.700 vagas em 68 localidades paranaenses, com conclusão dos cursos até março de 2022.
Realizado na cidade de São Paulo pelo Inspara – Instituto Inspiração Paradesportiva –, o projeto tem como objetivo ensinar nado artístico para jovens com deficiência a partir de 12 anos.
Doze jovens foram contemplados pelo projeto.
A Associação de Apoio ao Projeto Quixote usa a arte e a cultura como pilares para o tratamento de jovens usuários de drogas por meio de atendimentos clínico, pedagógico e social integrados, contribuindo para seu autoconhecimento e desenvolvimento emocional. Em 2021, o projeto atendeu 250 crianças de forma híbrida.
– Iniciativa do Instituto Cidade em Movimento (IVM), a exposição itinerante “Passagens: Espaço de transição para a cidade do século XXI” contou com recursos audiovisuais para instigar a reflexão sobre a democratização dos espaços públicos e a integração entre a cidade e seus pedestres. Cerca de 2.700 pessoas visitaram a exposição.
Instalação de 45 postes de luz solar nas ruas da região do Pós-Balsa, em São Bernardo do Campo, e doação de 15 lampiões para pescadores que atuam na região.
Em dezembro de 2021 houve a estreia do Programa Corporativo de Embaixadores, que tem como objetivo incluir cada vez mais colaboradores do Grupo nas ações da Fundação, ampliando o senso de pertencimento e de protagonismo nos projetos. Outra meta da iniciativa é atuar como ferramenta para divulgar e engajar funcionários nas ações organizadas pela FGVW e pelo Terceiro Setor dentro do Grupo. A ideia é promover troca e construir soluções que contribuam para transformações positivas em toda a sociedade. Hoje, o Programa conta com mais de 90 embaixadores entre colaboradores das empresas Volkswagen do Brasil e Volkswagen Caminhões e Ônibus.
A segunda temporada do podcast da Fundação trouxe alguns convidados para falar sobre temas que envolvem suas três causas de atuação. O objetivo da iniciativa é apresentar informação relevante ao ouvinte e compartilhar histórias inspiradoras. Ao longo de 2021, foram disponibilizados seis episódios:
Educação
Uma breve história da escola e nossa homenagem aos professores
CLIQUE AQUI E ACESSEMobilidade urbana
Histórias do empreendedorismo feminino no Brasil
CLIQUE AQUI E ACESSEUma breve história da inclusão de pessoas com deficiência
CLIQUE AQUI E ACESSEFundação Grupo Volkswagen: retrospectiva 2021
CLIQUE AQUI E ACESSEO projeto é composto por palestras realizadas semestralmente para o público geral com o intuito de trazer informação e promover discussão sobre temas relevantes para a Fundação. Por conta da pandemia, a Jornada não aconteceu em 2020 e sua retomada em 2021 foi online, por meio de lives transmitidas nos canais do YouTube e Facebook, com interpretação em Libras. A seguir os detalhes sobre as duas lives realizadas no período:
O evento trouxe reflexões sobre os desafios que a educação tem enfrentado por conta da pandemia e o protagonismo de educadores que contribuíram, nesse período, por meio de ideias criativas.
O evento teve como pauta diversas formas de sensibilizar crianças a pensar nos diferentes papéis que compõem a mobilidade.
Todos os projetos da Fundação Grupo Volkswagen estão conectados à Agenda 2030 da ONU e possuem indicadores de monitoramento próprios, que se relacionam com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para acessar o detalhamento sobre os impactos positivos gerados em cada ODS pelas iniciativas da FGVW, clique no link ao lado.