Sobre a Fundação Grupo Volkswagen

Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen atua no Brasil com o propósito de mover pessoas, entendendo que tais movimentos são capazes de diminuir distâncias e gerar mudanças, transformando potencial em realidade. Focada em projetos educacionais e de democratização do conhecimento, a Fundação concentra seus esforços em duas causas prioritárias: Mobilidade Urbana e Comunidades Sustentáveis, e Mobilidade Social e Inclusão. Com apoio dos setores público, privado e sociedade civil organizada, busca promover o desenvolvimento sustentável e igualdade de oportunidades, deixando um legado positivo para as futuras gerações e o Brasil.

Em 2024, a Fundação Grupo Volkswagen está reavaliando seu direcionamento estratégico para intensificar sua contribuição na redução da pobreza e das desigualdades sociais no Brasil. Para isso, adota uma nova causa prioritária: Mobilidade Social e Inclusão. Essa causa abrange não apenas a prosperidade socioeconômica, mas também o acesso igualitário e justo a oportunidades, com foco em grupos em situação de vulnerabilidade, como mulheres, jovens e pessoas com deficiência, especialmente em regiões onde o Grupo Volkswagen opera.

Isso inclui também a revisão de seus valores, missão e propósito, que delinearão o escopo que guiará sua atuação nos próximos anos, alinhada com as novas diretrizes de Mobilidade Social e Inclusão.

Em 2024, a Fundação Grupo Volkswagen traz a revisão de seus valores, missão e propósito, que delinearão o escopo que guiará sua atuação nos próximos anos, na causa da Mobilidade Social.

Arraste o cursor central abaixo para comparar os anos de 2023 e 2024.

2023

MISSÃO

Promover transformações positivas que impulsionem melhorias na educação e que mobilizem cidadãos para atuarem como protagonistas do desenvolvimento sustentável de comunidades.

VISÃO

Ser referência de investimento social para o Grupo Volkswagen e a sociedade, consolidando-se como instituição de excelência nas causas da mobilidade urbana e comunidades sustentáveis e da mobilidade social e inclusão.

VALORES

Respeito: Para sermos referência de investimento social, trabalhamos com consideração e empatia pelo próximo, pela coletividade e pelo planeta.

Equidade: Para defendermos com excelência as causas que abraçamos, lutamos pela igualdade de direitos e oportunidades, valorizando as diferenças humanas.

Inovação: Para impulsionarmos transformações dinâmicas e duradouras, inovamos positivamente no presente, contribuindo para criar o futuro.

Movimento: Para movermos pessoas pelo conhecimento, atuamos em educação e desenvolvimento de comunidades, incentivando atitudes protagonistas para o bem comum.

2024

PROPÓSITO

Juntos pela Mobilidade Social

MISSÃO

Estimulamos a mobilidade social por meio do investimento em iniciativas e organizações que desenvolvem comunidades e fortalecem o protagonismo dos cidadãos.

VALORES

Respeito: Trabalhamos com responsabilidade e empatia pelo próximo, pela coletividade e pelo meio ambiente.

Equidade: Atuamos pela garantia de direitos e oportunidades, promovendo a inclusão e valorizando a diversidade humana.

Perenidade: Geramos valor no presente, contribuindo para criar um futuro sustentável.

2023comparativo comparativo

Linha do tempo

1979

Início das atividades da Fundação Volkswagen,
com foco no atendimento educacional a funcionários
da Volkswagen do Brasil e seus familiares
Conclusão do Programa de Bolsas
de Estudo a filhos de funcionários,
que beneficiou 28.300 alunos

1983

1999

Formação da última turma de Ensino
Fundamental da Escola Volkswagen,
administrada pela Fundação
Ampliação da atuação da Fundação
Volkswagen para englobar toda a
sociedade civil com suas iniciativas e projetos

2001

2009

Início do projeto Costurando o Futuro

Relançamento do projeto Brincar

2016

2018

Reestruturação da Fundação e de seus projetos e definição
das causas de atuação: mobilidade urbana, mobilidade social
e inclusão de pessoas com deficiência

Lançamento do site oficial da Fundação
Lançamento dos projetos Carretas
do Conhecimento e Cidadania
em Movimento

1ª edição do Prêmio Fundação Volkswagen

2019

2020

Alteração no nome de Fundação Volkswagen
para Fundação Grupo Volkswagen

Prêmio Zero Project, na Áustria, pelo projeto Brincar
Lançamento do Programa de
Voluntariado Corporativo
e do Programa de Embaixadores

2021

2022

Lançamento dos editais ImpactaMOB, Tração e Fundo Solidário

Lançamento do Vídeo Institucional da Fundação

Lançamento do E-commerce da Fundação

Reorganização da estratégia da Fundação Grupo Volkswagen para mobilidade social

Lançamento da primeira turma do Projeto CO.DE School

Inclusão dos critérios de diversidade e inclusão de forma estratégica para a Fundação

Prêmio de sustentabilidade e ESG do Programa de Desenvolvimento

Lançamento dos primeiros Videocasts

2023

Destaques em 2023

17,2 milhões em investimento social; recursos provenientes de patrimônio próprio e das marcas parceiras do Grupo Volkswagen
24 OSCs beneficiadas por meio de editais
21.957 pessoas atendidas pelas OSCs apoiadas
3.936 pessoas matriculadas e 2.994 certificadas pelos projetos ofertados, sendo 76% mulheres, 47% pretos e pardos, 2% pessoas com deficiência e 1% LBTQIAP+
11 pessoas contratadas por empresas do Grupo Volkswagen em função da formação recebida
8.337 doadores mobilizados por campanhas
50 municípios contemplados em 8 estados brasileiros
12.811 pessoas beneficiadas diretamente

216.538 pessoas beneficiadas indiretamente
38 cursos oferecidos para 138 turmas, totalizando 6.139 horas de formação
54 pessoas contratadas em função da formação recebida
350 voluntários envolvidos em ações presenciais e online, em 3.520 horas de voluntariado e mentorias

Perfil dos Colaboradores

O público interno da Fundação Grupo Volkswagen é composto por 15 funcionários, cujos salários, encargos e benefícios são reembolsados à montadora, sendo cobertos por acordos de negociação coletiva pela Volkswagen do Brasil. Além disso, a instituição conta com seis membros voluntários no Conselho de Curadores e dois no Conselho Fiscal.

A organização tem concentrado seus esforços para que, ao longo dos próximos anos, as agendas de gênero, raça e orientação sexual estejam cada vez mais integradas à realidade de seu público interno.

Gênero

0
Homens
0
Mulheres

Raça

0
Brancos
0
Pardos
0
Negro

Orientação Sexual

0
Heterossexuais
0
Homossexuais
0
Bissexuais

Escolaridade

0
Com ensino médio / Técnico completo
0
Com ensino superior completo
0
Com especialização completa
0
Com mestrado

Faixa Etária

0
21 a 30 anos
0
31 a 40 anos
0
41 a 50 anos
0
51 a 60 anos

*Na VW do Brasil, a estrutura da FGVW passou a ser subordinada hierarquicamente à Vice-Presidência de RH em fevereiro de 2023