Perspectivas para o Futuro

À medida que a Fundação Grupo Volkswagen avança no ano de 2024, é importante refletir sobre mudanças e conquistas que vislumbramos para o futuro. O processo de revisão de valores, iniciado em 2023, nos impulsionou a solidificar linhas programáticas e estratégias, tendo como norte a inclusão produtiva. Reconhecemos a necessidade de fomentar oportunidades e renda através do emprego e empreendedorismo, fomentando laços comunitários e capacitando indivíduos.

Reafirmamos, portanto, nosso compromisso em fortalecer as comunidades ao redor das unidades de negócio do Grupo Volkswagen, através do mapeamento de organizações sociais e do apoio ativo a líderes comunitários. A assistência social, por sua vez, continuará sendo um pilar fundamental de nossos projetos, assegurando a permanência e o desenvolvimento dos beneficiários. Além disso, a diversidade será um critério primordial na seleção de iniciativas e públicos impactados, reflexo do nosso compromisso com a equidade e justiça social.

2024 será marcado por um processo de revisão e alinhamento de nossos projetos, fundamentado em um diagnóstico territorial aprofundado e no feedback direto das comunidades com as quais colaboramos. Nosso objetivo é direcionar esforços para iniciativas que promovam a transformação social sustentável e agreguem valor compartilhado. Sendo assim, adotaremos uma abordagem de fade out respeitoso em relação às iniciativas que não seguirão no escopo de nossas atividades, direcionando recursos para desenvolvimento institucional de nossos parceiros e incentivando a busca por novas oportunidades de financiamento e apoio.

Além disso, a medição de impacto de nossas ações será  uma prioridade, com o intuito de ampliar nossa capacidade de influência, e fortalecer nosso papel na formulação de políticas públicas. Nosso desafio será transformar a Fundação em uma entidade exemplar na promoção da mobilidade social, inspirando outros setores e agentes em todo o país.