Carta da Presidência

O ano de 2023 foi marcado por profundas reflexões sobre nosso passado e por ações concretas voltadas ao presente e, acima de tudo, ao futuro. Ao olharmos para trás, celebramos uma trajetória que se aproxima dos 45 anos, repleta de histórias inspiradoras de impacto e transformação.  Ao olharmos para trás, celebramos uma trajetória que se aproxima dos 45 anos, repleta de histórias inspiradoras de impacto e transformação. Ao mesmo tempo, ao projetarmos o futuro, reconhecemos a necessidade constante de inovar para enfrentar os desafios que estão por vir, comprometidos com a excelência em nossas áreas de atuação.

No último ano, consolidamos uma jornada de revisão de nossa governança e estratégia, com o objetivo de fortalecer nossos alicerces e estabelecer novas bases para gerar impactos positivos ainda mais significativos e sustentáveis, impulsionados por uma visão audaciosa que redefiniu nosso propósito, causa e linhas de atuação, de modo a conectá-los aos desafios e oportunidades de um mundo em constante mudança.

Atualizamos nosso modelo de governança, que incluiu uma composição diversificada do Conselho de Curadores, majoritariamente feminino, constituído por membros com diferentes formações e experiências profissionais e que trouxe, pela primeira vez, conselheiras independentes com vivência no terceiro setor, para enriquecer as discussões e decisões. Também reestruturamos nossa Diretoria Executiva, totalmente dedicada à gestão da entidade e diversa em sua composição.

A partir disso, abraçamos uma nova causa, traduzida pelo propósito “Juntos pela mobilidade social”

Em um país no qual o 1% mais rico concentra quase um terço da renda e onde são necessárias nove gerações para que os mais pobres alcancem a classe média, atuamos para incentivar a prosperidade socioeconômica e o desenvolvimento de indivíduos e comunidades, fortalecendo suas potencialidades e colaborando para o acesso equitativo a direitos e oportunidades.

Decidimos priorizar os territórios mais vulneráveis de municípios com unidades de negócio do Grupo Volkswagen no Brasil. Dessa forma, esperamos contribuir para reduzir a pobreza e diminuir as acentuadas desigualdades sociais brasileiras, incentivando a mobilidade social positiva. Para isso, direcionaremos nossas ações para a inclusão produtiva por meio da empregabilidade e do empreendedorismo, para o fortalecimento das capacidades locais das comunidades em que estamos presentes e para a assistência social às populações atendidas.

Para alcançarmos esse propósito, acreditamos na força das parcerias. Por isso, em 2023, estreitamos ainda mais os laços com as marcas do Grupo Volkswagen, entendendo que, ao somarmos esforços, conseguimos maximizar nosso impacto, buscando sinergias e oportunidades de colaboração. Um exemplo inspirador dessa aproximação foi o projeto CO.DE School, voltado à formação de grupos de diversidade em Tecnologia da Informação. A iniciativa contou com a participação ativa de colaboradores das empresas, que contribuíram com o planejamento do conteúdo das aulas e atuaram voluntariamente como mentores. Essa parceria tem produzido frutos: empregos têm sido gerados dentro e fora do ecossistema Volkswagen, evidenciando o poder da colaboração genuína para potencializar transformações sistêmicas.

Reconhecemos, cada vez mais, a importância das práticas que valorizam a diversidade, equidade e inclusão de grupos historicamente discriminados como essenciais para promover a mobilidade social. Assim, comprometemo-nos com a inclusão, sobretudo, de mulheres, pessoas negras, pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência, não só como beneficiários das nossas iniciativas, mas também como partes da nossa equipe e como critério para a seleção de parceiros e para o direcionamento de nossos recursos. Entendemos que essa abordagem holística fortalece nossa capacidade de criar impactos sustentáveis nas comunidades.

Olhando para o futuro, estamos dedicados a concluir os diagnósticos socioterritoriais nas localidades em que pretendemos atuar, acompanhados pela elaboração de nossa teoria da mudança e pela definição de um plano robusto de monitoramento e avaliação, de modo a concretizar nossa estratégia de médio e longo prazos, em um ciclo de planejamento que se estende até 2030. Assim, queremos não apenas influenciar políticas públicas, mas servir como inspiração para que outras organizações da sociedade civil se juntem a essa caminhada, criando um legado que contribua para atenuar as profundas desigualdades sociais que ainda caracterizam o Brasil.

Ao longo das próximas páginas, convidamos todas e todos a se envolverem nessa missão. Cada um de nós tem um papel fundamental a desempenhar na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva. Nos comprometemos a fazer cada vez mais e, a cada passo, inspirar outros a se unirem a nós.

Seguimos juntos pela mobilidade social! Boa leitura!

Douglas Pereira

Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Grupo Volkswagen

Vitor Hugo Neia

Diretor-Superintendente e de Relações Institucionais da Fundação Grupo Volkswagen