Atuação e Projetos

Em seu compromisso com a redução da desigualdade social brasileira, a Fundação Grupo Volkswagen tem dedicado esforços nos últimos anos para promover o debate sobre mobilidade por meio de seus projetos distribuídos em suas duas causas de atuação: Mobilidade Urbana e Comunidades Sustentáveis e Mobilidade Social e Inclusão.

Assim, tem como objetivo possibilitar que pessoas circulem pela cidade de maneira eficiente e sustentável, facilitando o acesso a oportunidades de emprego, educação, serviços de saúde e muito mais.

Mobilidade Urbana e Comunidades Sustentáveis

A causa da Mobilidade Urbana e Comunidades Sustentáveis tem como objetivo incentivar o protagonismo comunitário, visando a construção ativa de cidades que todos desejam e precisam. Por meio do apoio a projetos e organizações sociais, a Fundação visa tornar comunidades em espaços mais sustentáveis, resilientes, humanos e seguros para todas as pessoas, colocando o ser humano como elemento central das discussões sobre mobilidade urbana, reconhecendo que o tema envolve muito mais do que o ir e vir pelas cidades.

Mobilidade Social e Inclusão

Para promover a temática da mobilidade social e inclusão, a Fundação Grupo Volkswagen atua em prol do desenvolvimento de comunidades, fortalecendo organizações sociais e capacitando cidadãos, por meio do investimento em formação profissional, empregabilidade e empreendedorismo, priorizando grupos vulneráveis, como mulheres, jovens e pessoas com deficiência, em regiões onde o Grupo Volkswagen está presente. Além dessa abordagem, a Fundação também apoia projetos de educação inclusiva, por meio de formações continuadas a professores, estudantes e suas famílias, além do financiamento de organizações sociais.

Fundo Solidário

A iniciativa tem como propósito selecionar e apoiar Organizações da Sociedade Civil de Base Comunitária Sem Fins Lucrativos de pequeno e médio porte. O objetivo principal é auxiliá-las a expandirem seus esforços em ações de assistência e proteção social em territórios e comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica em um dos oito municípios de atuação do Grupo Volkswagen.

Durante o ano, cada organização selecionada recebeu uma doação de até R$60 mil, totalizando R$480 mil em repasses. Para se qualificar para o processo, era necessário apresentar uma proposta de uso do recurso doado, alinhada a uma das seis linhas de aplicação descritas no edital, apresentadas a seguir:

Linhas de Aplicação do Edital Fundo Solidário

Cada projeto contemplado teve um período de execução de três meses. No entanto, a Fundação estabeleceu um relacionamento contínuo com cada organização ao longo de um ano. Assim, além do suporte inicial, as organizações foram apoiadas com um recurso adicional para a realização de eventos em quatro campanhas solidárias: Páscoa, inverno, Dia das Crianças e Natal. Essa abordagem permitiu uma assistência mais abrangente e contínua às comunidades beneficiadas.

Para saber mais sobre outras iniciativas da Fundação Grupo Volkswagen, acesse o Relatório completo

Iniciativas Integradas ao Grupo Volkswagen

Programa de Voluntariado Corporativo

A iniciativa incentiva conexões entre as colaboradoras e colaboradores das marcas do Grupo Volkswagen do Brasil e as organizações sociais parceiras da Fundação, reforçando o compromisso das empresas com as comunidades vizinhas de suas unidades de negócio, alinhando-se ao pilar social da estratégia ESG da Volkswagen do Brasil.

Ao longo de 2023, as ações presenciais foram realizadas nos municípios de São Bernardo do Campo, Taubaté, São Carlos, Salvador, São Paulo, Vinhedo, Resende e São José dos Pinhais, com foco em atividades de zeladoria em Organizações Sociais. Nelas, os voluntários atuaram diretamente na melhoria dos espaços das OSCs.

Simultaneamente, foram realizadas ações de mentoria por meio dos programas Carretas do Conhecimento e CO.DE. School. Os voluntários participaram de conversas mediadas com os alunos das iniciativas, concentrando-se no desenvolvimento de soft skills. Durante esses encontros, compartilharam suas trajetórias profissionais e discutiram competências socioemocionais.

Principais Resultados

31 ações realizadas
350 voluntários envolvidos
8 Organizações beneficiadas
Aumento de 122% de participação em horas de voluntários em relação ao ano anterior
2.766 beneficiados
1.288 horas de voluntariado
Aumento de 93% na participação de voluntários, incluindo acompanhantes, em relação ao ano anterior

Co-Funding e Incentivo Fiscal

Na Fundação, as parcerias em formato de co-funding ocorrem quando a entidade colabora com as empresas do Grupo Volkswagen, unindo esforços de forma estratégica e sinérgica em projetos comuns. A Fundação contribui com seu conhecimento técnico e recursos humanos para coordenar iniciativas de responsabilidade social financiadas pelas empresas do Grupo. Em 2023, R$ 6,3 milhões foram investidos em ações dentro desse escopo.

No estado do Paraná, por meio da utilização de incentivo fiscal do Programa Paraná Competitivo, foram apoiados dois projetos, o Carretas do Conhecimento e o Programa Empreendedorismo Sustentável Miringuava Movimento Viva Água. 

Em 2023, o Carretas do Conhecimento formou 1.289 alunos de 47 municípios em 102 turmas de cursos de confecção, informática, instalações elétricas, automoção, manutenção de motocicletas, mecânica automotiva, mecânica industrial, panificação, refrigeração e soldagem, realizados em dez escolas móveis.

Junto ao Programa de Empreendedorismo Sustentável Miringuava, a entidade teve como objetivo impulsionar e apoiar o empreendedorismo com impacto social positivo na Bacia do Rio Miringuava, com foco na administração de apoio financeiro e gestão para 12 empreendedores e negócios localizados ou que atuam na região.

Comunicação da Fundação Grupo Volkswagen

Ao longo do ano, a Fundação Grupo Volkswagen desenvolveu uma série de ações de comunicação com o objetivo de ampliar o reconhecimento sobre a entidade e envolver tanto os colaboradores do Grupo Volkswagen quanto a sociedade em geral. Tais ações refletem o compromisso da instituição em promover transparência, fomentar o engajamento e disseminar suas iniciativas, compartilhando informações relevantes e incentivando o envolvimento de pessoas e instituições em atividades sociais significativas.

Destaques da Comunicação 2023

Lançamento de duas novas linhas da loja Fundação Grupo Volkswagen, são elas: Elas Aceleram e Linha Entre Laços

Lançamento do videocast

66.468 seguidores entre as três redes da Fundação Grupo Volkswagen

127.22% de aumento no número de seguidores no Instagram

783 mil de pessoas alcançadas no Facebook

1,2 mil de pessoas alcançadas no Instagram

18.536 sessões no site oficial da Fundação Grupo Volkswagen

Podcast Vida em Movimento

Em sua quarta edição, o programa convidou especialistas a discutirem temas relacionados às causas apoiadas e promovidas pela entidade, incentivando os ouvintes a se engajarem em prol de causas sociais. Neste ano, o podcast passou a ter um novo formato: agora os espectadores podem acompanhar os episódios em videocasts.

Vida em Movimento
O podcast da Fundação Grupo Volkswagen

Sandra Viviani
Analista de Responsabilidade Social da Fundação

Priscila Rocha
Responsável pela área de sustentabilidade na Volkswagen

Natassia Bertoncello
Consultora Sênior de RH e liderança do Grupo Elas Aceleram

Josmair Paiva
Comprador VW e liderança do Grupo Colorindo

Victor Siqueira Peccin
Gestor de unidade Vave e integrante do Grupo Sem Limites

Camila Anastácio de Araujo
Preparadora de Projetos da Ferramentaria e Co-líder do Grupo Nós

Thiago Santucci de Almeida
Gerente/Diretor de investimentos VW Previdência e integrante do Grupo Gerações Conectadas

Melissa Pimentel
Conselheira Independente da Fundação Grupo Volkswagen

Petrina Santos
Gerente Executiva de ESG e Sustentabilidade da Volkswagen Financial Services Brasil

Projeto corporativo de embaixadores da Fundação Grupo Volkswagen

Com o objetivo de compartilhar informações sobre a Fundação Grupo Volkswagen e o terceiro setor, promover intercâmbios, aproximar e engajar os colaboradores do Grupo Volkswagen, o Programa de Embaixadores alcançou mais de 100 participantes em seu terceiro ano desde sua criação. Através de um grupo dedicado à troca de informações, os embaixadores puderam acompanhar de perto as atividades da Fundação, possibilitando o compartilhamento dessas informações com seus colegas, ampliando assim o alcance das ações dentro do Grupo Volkswagen.

Canais de Comunicação

Alinhamento com os ODS

Todos os projetos da Fundação Grupo Volkswagen estão conectados à Agenda 2030 da ONU e possuem indicadores de monitoramento próprios, que se relacionam com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para acessar o detalhamento sobre os impactos positivos gerados em cada ODS pelas iniciativas da FGVW, clique no link abaixo.