Mensagem da
Liderança
O ano de 2024 simbolizou o início de um novo capítulo na história inspiradora da Fundação Grupo Volkswagen. Com orgulho, celebramos 45 anos de uma trajetória marcada por mais de três milhões de brasileiras e brasileiros beneficiados. Impulsionados por esse legado de transformação de vidas, olhamos nosso futuro com entusiasmo e comprometimento, preparados para mais um ciclo de impacto positivo e duradouro para indivíduos e comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica.


Mais do que uma celebração simbólica, nosso aniversário consolidou a definição da mobilidade social como nossa causa prioritária de atuação até, pelo menos, o final desta década. Esse posicionamento estratégico renovado – fruto de três anos de reestruturação interna – é resultado de um mergulho profundo em nossa história, da escuta dos atores de nossos territórios e, sobretudo, de um compromisso corajoso de contribuir para reduzir as acentuadas desigualdades de um país em que os mais pobres demoram nove gerações para atingir a classe média.
Embalados pelo propósito “Juntos pela Mobilidade Social”, assumimos uma estratégia que abraça essa causa de forma estruturada e perene, articulando mudanças sistêmicas que consideram a realidade e os saberes das comunidades e enxergam nossos públicos-alvo e parceiros de modo abrangente e integrado. Além disso, ainda que reconhecendo a complexidade e a variedade de fatores que impactam a mobilidade social no Brasil, decidimos priorizar a inclusão produtiva como fio condutor da nossa atuação por meio do incentivo à geração de renda via empregabilidade formal e empreendedorismo digno. Ao mesmo tempo, agimos para fortalecer as capacidades locais, especialmente das organizações da sociedade civil, de modo a criar um legado que ultrapasse a atuação da Fundação e se consolide nos territórios para além do ano de 2030.
20
Em 2024, realizamos diagnósticos socioterritoriais que, após um processo de escuta das comunidades, resultaram na escolha de São Bernardo do Campo (SP) (bairro do Montanhão e região do Pós-Balsa), São Paulo (SP) (favela Alba) e Resende (RJ) (região das Barras) como nossos territórios prioritários, onde investiremos em soluções de longo prazo por meio de um portfólio robusto de programas e projetos. Os demais municípios com plantas e unidades de negócio do Grupo Volkswagen receberão iniciativas que priorizam a mobilização comunitária, assessoria técnica às prefeituras e editais de fomento. Por fim, por meio da nova área de Relações Institucionais e Advocacy, objetivamos fortalecer políticas públicas, fomentar a produção e difusão de conhecimento e promover soluções transversais em torno dessa agenda. Com isso, a Fundação almeja construir um autêntico ecossistema de mobilidade social, alinhado à agenda ESG das marcas do Grupo e que explore sinergias e parcerias com outros atores privados, governos, sociedade civil e o próprio terceiro setor.
No último ano, também avançamos com a estruturação de uma teoria da mudança institucional, ferramenta fundamental para traçar o impacto de longo prazo pretendido pela Fundação Grupo Volkswagen, bem como os caminhos, ações e indicadores necessários para conduzir a instituição nessa jornada estratégica. Ao lado das organizações sociais de base comunitária, agentes essenciais para nossa atuação territorial, implantamos iniciativas-piloto nas comunidades, com o objetivo de testar hipóteses e validar em campo nossa estratégia de fomento à mobilidade social. Em 2025, avançaremos nesse trabalho baseado em dados, evidências e colaboração mútua, consolidando um novo portfólio de projetos centrado no conceito de jornada completa, ou seja, que considera aspectos técnicos, comportamentais, socioemocionais e psicossociais na formação das pessoas participantes.
Nas páginas que se seguem, compartilharemos os primeiros frutos dessa nova fase da Fundação Grupo Volkswagen. Sabemos que o caminho até 2030 será repleto de desafios, aprendizados, avanços e construção coletiva. Afinal, mobilidade social não se alcança sozinha: ela depende de parcerias, ecossistemas engajados e um esforço contínuo para que cada iniciativa seja mais do que uma ação pontual, mas sim um motor de transformações verdadeiramente comprometidas com um impacto positivo. Seguimos, mais do que nunca, unidos por esse propósito.

Douglas Pereira
Presidente do Conselho
de Curadores da Fundação
Grupo Volkswagen
Vitor Hugo Neia
Diretor-Geral da Fundação
Grupo Volkswagen
