Sobre a Fundação

Grupo Volkswagen

A Fundação Grupo Volkswagen é uma organização privada e sem fins lucrativos que, desde 1979, atua para transformar realidades e ampliar oportunidades no Brasil. Ao longo de 45 anos de história, já impactou a vida de mais de 3 milhões de pessoas por meio de programas sociais, educacionais e comunitários.

Em 2024, a Fundação deu início a um novo ciclo, com a mobilidade social definida como causa prioritária. Isso significa investir em soluções que gerem renda, promovam a inclusão produtiva, fortaleçam organizações de base e ampliem o acesso a direitos, especialmente em comunidades marcadas por vulnerabilidades.

Guiada pelo propósito “Juntos pela Mobilidade Social”, a Fundação foca sua atuação em territórios estratégicos onde o Grupo Volkswagen está presente, promovendo articulações com o setor público, privado e a sociedade civil para gerar impacto sistêmico e duradouro.

Propósito

Juntos pela Mobilidade Social

Missão

Estimulamos a mobilidade social por meio do investimento em iniciativas e organizações que desenvolvem comunidades e fortalecem o protagonismo dos cidadãos.

Valores

Respeito: Trabalhamos com responsabilidade e empatia pelo próximo, pela coletividade e pelo meio ambiente.

Equidade: Atuamos pela garantia de direitos e oportunidades, promovendo a inclusão e valorizando a diversidade humana.

Perenidade: Geramos valor no presente, contribuindo para criar um futuro sustentável.

Linha do Tempo

Início das atividades da então Fundação Volkswagen, com foco no atendimento educacional a funcionários da Volkswagen do Brasil e seus familiares.
Conclusão do Programa de Bolsas de Estudo a filhos de funcionários, que beneficiou 28.300 alunos.
Formação da última turma de Ensino Fundamental da Escola Volkswagen, administrada pela Fundação.
Ampliação da atuação da Fundação Volkswagen para englobar toda a sociedade civil com suas iniciativas e projetos.
Início do projeto Costurando o Futuro.
Lançamento do projeto Carretas do Conhecimento.
Alteração no nome de Fundação Volkswagen para Fundação Grupo Volkswagen.

Prêmio Zero Project na Áustria, pelo projeto Brincar.
Lançamento do Programa de Voluntariado.
Lançamento do Tração.

Lançamento do E-commerce da Fundação.
Lançamento da primeira turma do Projeto CO.DE School.

Diversidade e inclusão tornam-se requisitos estratégicos para todas as iniciativas.
Conclusão do ciclo de revisão da governança e estratégia da Fundação Grupo Volkswagen e definição da Mobilidade Social como causa. Celebração de 45 anos de história.

Destaques

R$ 0 milhões

em investimento social;
recursos provenientes de
patrimônio próprio e das
marcas parceiras do
Grupo Volkswagen

+ R$ 0 mil

doados por meio de
campanhas solidárias,

sendo R$ 0 mil

arrecadados junto a

0

pessoas físicas

0

pessoas beneficiadas
diretamente

0

pessoas beneficiadas
indiretamente

0

pessoas beneficiadas por
projetos via edital, com

R$ 0 mil

em investimentos

+ R$ 0 mil

em bolsas-auxílio para
acesso e permanência
nos projetos-piloto,
resultando em apenas
5,7% de evasão

0

jovens e adultos formados nos projetos de inclusão produtiva

0 municípios

contemplados em

0 estados

brasileiros

0 voluntários

engajados, somando

0 horas

de dedicação e
beneficiando

0 pessoas
0
lideranças formadas,
0
organizações apoiadas e
R$ 0 mil
doados a
0
organizações dos territórios
prioritários, beneficiando
0
pessoas

Perfil dos Colaboradores

A equipe da Fundação Grupo Volkswagen é composta por 15 profissionais com dedicação exclusiva à instituição, todos vinculados à Volkswagen do Brasil. Seus salários, encargos e benefícios são reembolsados à montadora e seguem os acordos coletivos da empresa.

A governança conta com seis membros no Conselho de Curadores, sendo duas conselheiras independentes, e três membros no Conselho Fiscal. Todos atuam de forma voluntária.

A Fundação tem buscado refletir em sua equipe os princípios de diversidade e inclusão que orientam sua atuação. Mais de 70% do time é formado por mulheres, e, em 2024, todas as vagas abertas foram afirmativas, com foco na inclusão de pessoas negras, mulheres e pessoas trans.

Esse movimento reforça o compromisso com uma gestão mais representativa e alinhada aos valores institucionais da Fundação.

Gênero

Mulheres Cisgênero
0
Homens Cisgênero
0
Mulheres Transgênero
0
Prefiro não dizer
0

Raça

Brancos
0
Pardos / Mestiços
0
Negros
0
Prefiro não dizer
0

Orientação Sexual

Heterossexuais
0
Homossexuais
0
Bissexuais
0
Panssexuais
0

Escolaridade

Ensino Médio /
Técnico Completo
0
Ensino Superior Completo
0
Especialização Completa
0
Mestrado
Completo
0

Faixa Etária

Até 20 anos
0
21 a 30 anos
0
31 a 40 anos
0
41 a 50 anos
0
51 a 60 anos
0
45anos145anos1
45anos245anos2
45anos1145anos11
45anos1045anos10
45anos945anos9
45anos845anos8
45anos745anos7
45anos545anos5
45anos645anos6
45anos1245anos12
45anos1345anos13
45anos445anos4
45anos345anos3

de Fundação
Grupo Volkswagen

Em 2024, a Fundação Grupo Volkswagen completou 45 anos de atuação social e celebrou esse marco com um evento especial no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo. Reunindo mais de 200 convidados, o encontro marcou o lançamento oficial da nova estratégia da Fundação.

A programação contou com debates sobre combate à pobreza, inclusão produtiva, diversidade e investimento social, com a participação de especialistas de organizações como FGV Social, IDIS, Arymax, Vocação, TransEmpregos e outras.